Habilidades Indispensáveis de Futsal
As Habilidades do Futsal possuem características específicas que a diferenciam das técnicas utilizadas no Futebol de campo.
Nesse artigo vamos explicar quais são as Habilidades Indispensáveis do Futsal, explicaremos o geste técnico específico de domínio e controle de bola, condução de bola, o passe, a finalização ou chute, o drible e a finta no Futsal. Acompanhe!
1) DOMÍNIO DE BOLA NO FUTSAL
É a habilidade utilizada para receber a bola no Futsal.
O domínio pode ser realizado com qualquer parte do corpo permitida pelas Regras do Futsal, como pés, coxa, peito, cabeça e outras partes.
A principal e a mais indicada habilidade para recepção ou domínio da bola no Futsal é a “pisada”, que é quando o jogador de Futsal domina a bola pisando nela com a sola do pé.
2) CONTROLE DE BOLA NO FUTSAL
A habilidade de Controle de bola no Futsal se diferencia da habilidade de domínio de bola pois se refere ao ato de manter a bola sob controle sem deixá-la cair no chão.
Essa habilidade também é popularmente conhecida como embaixadinha e pode ser feita principalmente com os pés, coxas e cabeça.
3) CONDUÇÃO DE BOLA NO FUTSAL
A habilidade de Condução de bola é o ato de conduzir a bola sobre seu domínio através da quadra de jogo.
É possível fazer a condução de bola em linha reta ou com mudanças de direção (zigue-zague).
A condução pode ser feita usando a parte da frente do pé, o “peito” do pé ou pisando na bola, o chamado “rolinho”.
É muito importante que a Condução seja feita com a bola sempre bem próxima aos pés do jogador.
4) PASSE DE BOLA NO FUTSAL
A habilidade de Passe de bola no Futsal é o ato de enviar a bola para um jogador da mesma equipe.
O Passe pode ser realizado com qualquer parte do corpo permitida pelas Regras do Futsal, com os pés, a coxa, o peito, a cabeça, o calcanhar.
A habilidade mais utilizada de passe é feita tocando a bola com a parte interna do pé, o chamado passe colocado.
5) FINALIZAÇÃO NO FUTSAL
A Finalização no Futsal é o ato de enviar a bola em direção a meta/gol da equipe adversária com a intenção de marcar um gol.
A Finalização pode ser realizado com qualquer parte do corpo permitida pelas Regras do Futsal, chute com a parte interna do pé (colocado), com o “peito” do pé, de pico, de calcanhar, de coxa, de cabeça.
A melhor Finalização é aquela que une precisão e força.
Os tipos de Finalização a meta mais usados no Futsal são os chute, especialmente de “peito de pé” e de “bico”.
6) DRIBLE NO FUTSAL
O Drible no Futsal envolve outros dois fundamentos, o Domínio de bola, o Controle de bola e a Condução de bola.
O Drible é o ato de desvencelhar de um marcador dominando e conduzindo a bola.
São características do Drible mudança de direção, criatividade, velocidade e agilidade, com intenção de enganar o adversário e se desvencelhar dele.
7) FINTA NO FUTSAL
A Finta pode ser considerada uma tipo de Drible no Futsal, pois também é feita com a intenção de enganar e se desvencilhar do marcado oponente.
A Finta no Futsal é diferente do Drible pois é feita sem o domínio da bola ou a posse da bola, também conhecida como Drible de Corpo.
A Finta é um movimento muito criativo, característica de jogadores muito inteligentes.
São características da Finta no Futsal a mudança de direção corporal sem o domínio da bola, com intenção de enganar o adversário para dominar a bola em um segundo momento.