INTRODUÇÃO: BRINCADEIRAS E JOGOS NA BNCC EDUCAÇÃO FÍSICA
Na Unidade Temática Brincadeiras e Jogos na BNCC Educação Física serão vivenciadas aquelas atividades exercida de forma voluntária, em um determinado tempo e espaço, com regras criadas e alteradas pelo grupo, com obediência as regras que foram combinadas coletivamente, além disso, é característica dessa atividade a apreciação do ato de brincar em si.
BRINCADEIRAS E JOGOS POPULARES
As Brincadeiras e Jogos NÃO possuem um conjunto universal de regras estáveis, mesmo existindo jogos similares em diferentes épocas e regiões do mundo, pois eles são criados e recriados de forma constante por diversos grupos culturais. Ainda assim, é fato que muitas dessas brincadeiras e jogos são difundidos por redes informais de sociabilidade, dessa forma podemos chamá-los de Jogos Populares.
JOGO COMO MEIO X JOGO COMO FIM
É preciso entender a diferença do jogo como meio auxiliar para alcançar ensinar outros conhecimentos e o jogo como um conteúdo específico da Educação Física escolar.
O JOGO COMO MEIO
Por muitas vezes são criados jogos e brincadeiras com o objetivos de criar interações que vão auxiliar o ensino de outros conhecimentos, que podem nem ter relação com a Educação Física, ou seja, o Jogo torna-se um meio para aprendizagem de outros conhecimentos. Essa forma de Jogo NÃO é adotada pela BNCC da Educação Física.
O JOGO COMO FINALIDADE
Na BNCC os jogos e brincadeiras possuem valor em si, possuem sua própria finalidade e, dessa forma, devem ser organizados e estudados. A BNCC frisa a importância de dar igual relevância a todos os jogos e brincadeiras, incluindo os da memória dos povos indígenas, de comunidades tradicionais que oportunizam diferentes formas de conviver, diferentes valores em diferentes ambientes e contextos socioculturais do Brasil.
JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Veja abaixo a organização sugerida pela BNCC das brincadeiras e jogos no Ensino Fundamental.
1º e 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
OBJETOS DO CONHECIMENTOS: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional
HABILIDADES:
- Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
- Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.
- Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.
- Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.
3º ao 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
OBJETOS DO CONHECIMENTOS: Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo
Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana.
HABILIDADES:
- Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.
- Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.
- Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.
- Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.
6º e 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
OBJETOS DO CONHECIMENTO: Jogos eletrônicos
HABILIDADES:
- Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários.
- Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.
8º e 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ATENÇÃO: A BNCC da Educação Física não sugere Brincadeiras e Jogos no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, porém, o professor de Educação Física tem autonomia para trabalhar esse conteúdos nessas sérias, com base no conhecimento local e no trabalho que já vem sendo realizado na escola.
muito bom o material aqui apresentaado
Parabéns pelos conteúdos aqui apresentados aos interessados em aderir e enriquecer sua metodologia e levar aos alunos uma proposta atualizada e bem dinâmica, para que aja um trabalho de qualidade.