O que é Chute no Futsal?
O Fundamento Chute no Futsal é o ato de enviar a bola em direção a meta/baliza da equipe adversária com a intenção de marcar um gol.
Tipos de Chute no Futsal
Os principais tipos de Chute no Futsal são:
- Chute “Colocado”;
- Chute de “peito” do pé;
- Chute “Chapado”;
- Chute de “Bico”;
- Chute de “Cavadinha”;
- Chute de Voleio;
- Chute de “Letra”;
- Chute de Calcanhar;
- Chute de “Bicicleta”.
Chute “Colocado” no Futsal
O Chute “Colocado no Futsal é um tipo de chute que tem muita precisão, porém, tem pouca força.
O Chute “Colocado” é feito batendo com a parte lateral interna do pé, e é utilizado para chute de curta distância da meta adversária.
Veja imagem de um Chute Colocado no Futsal.
Chute de “Peito de Pé” no Futsal
O Chute de “Peito de Pé” é um chute que tem muita força, porém, não tem muita precisão.
O Chute de “peito de pé” é feito batendo na bola com a parte de cima do pé (chamada de “peito de pé) e utilizado para chutes de média e longa distância da meta adversária.
Veja imagem de um Chute de Peito de pé no Futsal.
Chute “Chapado” no Futsal
O Chute “Chapado” no Futsal é um chute que une força e precisão.
O Chute “Chapado” é uma mistura do chute colocado com o chute de peito do pé. É feito batendo na bola com o ponto médio entre o “peito do pé” e a parte lateral interna do pé.
O Chute chapado une a precisão do chute “colocado” com a força do chute de “peito de pé”.
Chute de “Bico” no Futsal
O Chute de “Bico” no Futsal é um recurso usado em situações onde o jogador não tem espaço para ajeitar o corpo para um outro tipo de chute.
O Chute de “Bico” é um chute de muito força, porém, pouquíssima precisão.
O Chute de “bico” é feito batendo na bola com “bico” da chuteira ou as pontas dos dedos.
Chute de “Cavadinha” no Futsal
O Chute de “Cavadinha” é um recurso técnico usado para encobrir o goleiro adversário, ou seja, fazer a bola passar por cima do goleiro, normalmente, quando ele está adiantado, fora da baliza.
O Chute de “cavadinha” é feito com o bico da chuteira, usando a região do dedão do pé. A Técnica consiste em bater na bola arrastando a parte da frente da sola do pé no solo da quadra, como se você estivesse tentando cavar um buraco no solo com a chuteira.
O Chute de “cavadinha” é um chute de pouca força, lento, que tem como objetivo fazer a bola passar por cima do goleiro e entrar na meta.
Chute de Voleio no Futsal
O Chute de Voleio no Futsal é um chute feito com a bola no ar, em meia altura e batendo na bola com o “peito do pé” (parte de cima do pé).
O Chute de Voleio pode ser um chute de muita força, porém, é necessário uma técnica muito apurada para um execução correta.
Chute de “Letra” no Futsal
O Chute é “Letra” no Futsal é uma técnica que consiste em chutar a bola cruzando a perna que vai realizar o chute, por trás da perna de apoio.
O Chute de Letra é um recurso técnico usado em situações muito específicas, quando o atacante quer surpreender a defesa e o goleiro com uma finalização fora do padrão de chutes. O Chute de letra também é utilizado para enfeitar uma jogada.
Chute de Calcanhar no Futsal
O Chute de Calcanhar, como o nome diz, é feito batendo na bola com o calcanhar, ou seja, é um chute feito de costas para a meta adversária.
O chute de calcanhar pode ser um recurso usado quando o atacante quer surpreender a defesa e o goleiro adversário ou para enfeitar um jogada.
Chute de “Bicicleta” no Futsal
O Chute de “Bicicleta” é uma jogada de altíssima técnica que poucos jogadores são capazes de realizar.
É um chute feito de costas para a meta adversária, com a bola alta (acima da altura da cabeça), realizando um salto para trás, batendo na bola com o “peito do pé” e caindo de costas no solo.
O nome “bicicleta” deve se ao fato de que, durante o movimento, o jogador da uma espécia de “pedalada” no ar.
Qual o Chute Ideal no Futsal?
O Chute ideal no Futsal é o chute que uni “precisão” e “força”. Sendo assim, o Chute “Chapado” é o que consegue unir precisão e força no Futsal.