Pular para o conteúdo

Concursos de Educação Física: Por onde Começar?

COMPARTILHE!

CONCURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POR ONDE COMEÇAR?

Olá, pessoal! Sou o Professor Eduardo Augusto, Bacharel em Educação Física, Especialista em Saúde Mental Coletiva e criador da página no Instagram @concursosedfisica e canal no Youtube Concursos Educação Física e já estive aqui para explicar algumas vantagens dos concursos públicos em nossa área.

Nesse artigo irei dar algumas dicas que já me ajudaram em minhas preparações e acredito que seja a maior dúvida de quem pretende realizar concursos: por onde começar?

  1. Entenda a preparação como um processo: A área da educação física é bastante ampla, passando de conhecimentos biológicos bastante específicos e objetivos até grandes discussões proporcionadas pelos conhecimentos das ciências humanas. Por isso, entenda que dificilmente você conseguirá dominar plenamente todos os tópicos do conteúdo programático que, na maioria das vezes, são amplos e vagos. Ainda pensando na preparação como um processo, é importante compreender que mesmo não sendo aprovado em determinado concurso, aquele conhecimento adquirido até o momento não se perde e pode servir como uma alavanca para os próximos concursos.
  2. Não espere o edital para iniciar os estudos: Como falei anteriormente, temos uma ampla gama de conteúdos para estudar e a maioria deles sempre está presente nos conteúdos programáticos, sejam da licenciatura ou do bacharelado. Por isso, se você espera o edital sair para iniciar os estudos, você está perdendo um tempo precioso que poderia ser aproveitado para uma preparação geral a partir dos temas mais recorrentes.
  3. Domine os temas recorrentes: Quando iniciei a minha preparação para concursos há alguns anos atrás, resolvi antes de me debruçar na teoria, entender um pouco da lógica dos concursos e quais estratégias poderiam me ajudar a otimizar meu tempo. A partir disso, analisei mais de 2000 questões de diversas bancas do país e percebi que, independente da banca organizadora, alguns temas sempre estavam presentes e sendo cobrados de forma bem parecida. Um exemplo que gosto muito de trabalhar é: uma questão sobre determinada proteína muito específica de alguns sistema fisiológico vale a mesma pontuação de uma questão que sempre cai sobre os componentes da aptidão física relacionada à saúde. Por isso, domine os temas recorrentes, garanta as questões que surgem com mais frequência e, se tiver tempo disponível, passe a aprofundar em outros assuntos.
  4. Consulte as obras de referência: Apesar de existir uma grande quantidade de bancas pelo país, poucas são aquelas que disponibilizam bibliografias de referência em seus editais. Mas não se preocupe, consulte as obras de referência que boa parte das questões são baseadas por elas como o McArdle na Fisiologia do Exercício, Darido nas Abordagens Pedagógicas, Paulo Ghiraldelli Júnior nas Tendências Pedagógicas, Dangelo e Fattini sobre Anatomia, entre outros.
  5. Resolva questões e simulados: Talvez a dica mais importante e que melhor orienta a preparação para concursos. É na resolução de questões que passamos a entender como aqueles temas que lemos e conhecemos na teoria podem ser cobrados. Importante ressaltar que a resolução de questões não se resume a saber se você acertou ou errou determinado item, mas sim conseguir extrair o máximo de informações possíveis, buscando compreender o motivo de cada item estar verdadeiro ou falso. Os simulados, por sua vez, além de ter os benefícios da resolução de questões auxilia na preparação mental, no controle da ansiedade e, principalmente, em como administrar o tempo no dia da prova.

Gostou das dicas e quer iniciar sua preparação para concursos? Conheça nosso curso online: Concursos Educação Física – Da Preparação à Aprovação, um material completo que auxiliará na sua busca para a tão sonhada aprovação em concurso público!

Mais sobre Concursos Educação Física

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *