Pular para o conteúdo

Abordagem Crítico Superadora na Educação Física

COMPARTILHE!

Introdução: Abordagem Crítico Superadora

A Abordagem Crítico Superadora na Educação Física é uma concepção de Educação Física escolar que se opõe ao antigo modelo mecanicista baseado no desempenho físico, na seleção de talentos esportivos, no militarismo e no higienismo.

É uma abordagem que se baseia no discurso da justiça social e nas ideias marxistas. Os educadores Dermeval Saviani e José Libaneo são grandes influenciadores dessa abordagem.

Conceitos da Abordagem Crítico Superadora na Educação Física

  • Cultura Corporal: a abordagem Crítico Superadora entende a Educação Física como uma disciplina que trata de um tipo de conhecimento chamado de Cultura Corporal, que tem como temas os jogos, os esportes, a ginástica, as lutas, as danças entre outros.
  • Expressão Corporal: na abordagem Crítico Superadora a Expressão Corporal é uma linguagem e objeto de estudos da Cultura Corporal.
  • Abordagem Diagnóstica: a abordagem Crítico Superadora é diagnóstica pois ela se propõe a ler os dados da realidade, interpretá-los e emitir um juízo de valor sobre eles, que depende da perspectiva de quem julga.
  • Abordagem Judicativa: a abordagem Crítico Superadora é judicativa pois julga os elementos da sociedade a partir dos interesses de uma determinada classe social.
  • Abordagem Teleológica: a abordagem Crítico Superadora é teleológica pois busca encaminhar uma direção, uma solução para os problemas sociais da classe social que a reflete.

Objetivo da Abordagem Crítico Superadora na Educação Física

O objetivo da abordagem Crítico Superadora na Educação Física escolar é permitir que os alunos assimilem de forma crítica sua Cultura Corpora, a partir de um resgate do histórico do tema, contextualizando e contestando sua realidade, relacionando-os com temas atuais, contestando também o senso comum, com o objetivo final de superar uma realidade que é desfavorável socialmente para aquele classe social.

Exemplificando, se na década de 1970 as aulas de Educação Física escolar no Brasil tinham como objetivo o desempenho esportivo, obviamente que havia a exclusão dos menos habilidosos.

Na abordagem Crítico Superadora o tema Esporte da Cultura Corporal seria resgatado historicamente, contextualizado, contestado, relacionado a temas da atualidade (como a inclusão, por exemplo) e seria dado um encaminhamento para superar essa realidade, a partir dos interesses coletivos da classe social representada.

Metodologia da Abordagem Crítico Superadora na Educação Física

Os critérios para seleção dos conteúdos da Cultura Corporal na abordagem Crítico Superadora devem ser a relevância social do conteúdo (conteúdos da cultura corporal brasileira que tenham relevância social); a contemporaneidade do conteúdo (temas atuais) e as características sociocognitivas dos alunos (conteúdos que se adaptam ao nível de crescimento e desenvolvimento do aluno).

Conteúdos da Abordagem Crítico Superadora na Educação Física Escolar

Após a escolha dos conteúdos eles devem ser trabalhados nas aulas de Educação Física escolar a partir de um resgate histórico e da contextualização dos fatos da realidade, proporcionando aos alunos uma leitura crítica dessa realidade e, a partir daí, a possibilidade de superação, transformação da realidade.

O professor deve relacionar os conteúdos da Cultura Corporal como esportes, jogos, danças, lutas e outros, com importantes temas atuais da sociedade, como trabalho e renda, meio ambiente, mobilidade urbana, saúde pública, preconceitos raciais e sociais, deficiência física e inclusão, questões de gênero, corrupção e outros, fazendo um resgaste histórico, contextualizado e levando a uma visão crítica da realidade, levantando questões de poder, interesses e contestação.

A concepção Crítico Superadora na Educação Física escolar também deve ter um papel político-pedagógico, pois devem encaminhar propostas para reflexão, intervenção e superação da realidade social das pessoas.

Metodologia da Abordagem Crítico Superadora na Educação Física Escolar

O professor na Abordagem Crítico Superado

O professor dentro da abordagem Crítico Superadora na Educação Física escolar deve adotar uma postura de diálogo, mediando e problematizando os conteúdos da Cultura Corporal e suas relações com a sociedade. O professor deve confrontar o conhecimento do senso comum com o conhecimento científico. Também deve incentivar a curiosidade, a criticidade e a criatividade.

Avaliação: Abordagem Crítico Superado na Educação Física

A avaliação na abordagem Crítico Superadora prioriza o processo de ensino-aprendizagem, se contrapondo completamente ao modelo de avaliação baseada no desempenho físico e esportivo, nos testes físicos, na seleção de atletas, etc.

Alguns instrumentos que podem ser utilizado para avaliação dos alunos dentro da abordagem Crítico Superado são: prova de conteúdo não objetiva, trabalho em grupo, trabalho de pesquisa, dramatizações, organização de eventos, autoavaliação entre outros.

Plano de Aula: Abordagem Crítico Superadora na Educação Física

Esse mini plano de aula é para uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. É sempre bom lembrar que a escolha dos conteúdos também deve levar em conta as características sociocognitivas do aluno, ou seja, seu nível de crescimento e desenvolvimento.

Temas

Futsal e inclusão (tema da Cultura Corporal e temas da sociedade atuais)

Objetivos

Conhecer a história do Futsal (Futebol de Salão), conhecer as técnicas e regras do Futsal e do antigo Futebol de Salão, reconhecer que as mulheres também devem ter o mesmo espaço dos homens nesse esporte, participar de atividades mistas sem expressar preconceitos.

Plano de Aula da abordagem Crítico Superadora na Educação Física Escolar

Metodologia

1º Parte:

  • o professor deve reunir os alunos e fazer um breve resumo sobre a história do Futsal, seus regras atuais e antigas
  • a turma é dividida em equipes mistas para vivenciar o Futsal na prática, com regras atuais e regras antigas

2º Parte:

  • o professor deve reunir a turma novamente para discutir com eles como foi a prática com regras antigas e atuais, como foi jogar com equipes mistas, como resolver os problemas e conflitos ocorridos durante a aula de forma democrática e a partir dos interesses coletivos do grupo

3º Parte:

  • a partir das sugestões de intervenção dadas pelos alunos, a atividade é reiniciada com novo formato decidido pelos alunos

Parte final:

  • o professor deve reunir os alunos novamente para uma nova discussão coletiva sobre a aula, sobre as vivências ocorridas na aula, sobre as decisões coletivas tomadas pelos alunos, sobre a experiência de resolver conflitos a partir de decisões democráticas e coletivas, sobre a inclusão da mulher no esporte e todo preconceito que as mulheres sofrem e sofreram ao longo da história

Considerações Finais

A Abordagem Crítico Superadora na Educação Física escolar sempre sofreu críticas com relação a falta de suporte prático. Há dificuldade de entender como relacionar os temas da Cultural Corporal com temas atuais sem sair da especificidade da Educação Física escolar, que é o movimento corporal. Porém, nós do Dicas Educação Física acreditamos que conhecendo os conceitos dessa abordagem e com criatividade, é possível elaborar aulas ricas em aprendizagem e conhecimentos para nossos alunos.

Mais sobre Educação Física

1 comentário em “Abordagem Crítico Superadora na Educação Física”

  1. NIVALDO ANTONIO DE SOUZA

    Ótimo, excelente e excepcional. Ótimas dicas de como trabalhar nesta abordagem pedagógica. Muito obrigado pelas críticas e sugestões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *