Pular para o conteúdo

Abordagem Pedagógica Educação Física Desenvolvimentista

Educação Física desenvolvimentista
COMPARTILHE!

Conceitos da Abordagem Pedagógica Educação Física Desenvolvimentista

Alguns conceitos devem ser conhecidos pelo professor para que ele possa aplicar a Abordagem Pedagógica Educação Física Desenvolvimentista de forma correta em sua aula de Educação Física, são eles: Crescimento e Desenvolvimento Físico; Desenvolvimento Fisiológico; Desenvolvimento Motor; Desenvolvimento Cognitivo; Desenvolvimento Afetivo social; Habilidade Motora; Aprendizagem Motora.

Dentre os conceitos listados acima iremos explicar abaixo os que consideramos principais dentro da abordagem Desenvolvimentista da Educação Física: Habilidade Motora, Desenvolvimento Motor e Aprendizagem Motora.

Conceitos de Habilidade Motora

As Habilidades Motoras são movimentos voluntários realizados com a intenção de atingir um determinado objetivo com eficiência. São Habilidades Motoras: andar, correr, equilibrar, sustentar, saltar, segurar, soltar, arremessar, chutar, etc…

Tipos de Habilidades Motoras

Habilidade Motora Básica: São as habilidades motoras de Locomoção (andar, correr saltar); de manipulação (chutar, arremessa, rebater) e de estabilização (girar, flexionar, posições invertidas).

Habilidade Motora Específica: As Habilidades Motoras específicas são as habilidades influenciadas pela cultura, como jogos, esportes, danças e até mesmo atividades ligadas ao trabalho.

  • Vídeo Habilidades Motoras Básicas

Conceitos de Desenvolvimento Motor

Desenvolvimento Motor é a forma com que o ser humano se movimenta ao longo da vida. O desenvolvimento motor é divido em fases e estágio de acordo com a idade:

Fases dos Movimentos Rudimentares (até 2 ano)

  • São as primeiras formas de movimento voluntário de uma criança, ou seja, ela passa a explorar voluntariamente o ambiente;
  • ocorrem do nascimento até os 2 anos de idade;
  • os movimentos rudimentares possui sequência previsível de aparecimento em condições normais;
  • porém o aparecimento dessa sequência de movimentos sofrem interferência do ambiente e do indivíduo;
  • são movimentos rudimentares os movimentos de estabilização (ficar sentada sem apoio), locomoção (engatinhar, se arrastar, caminhas) e manipulação (segurar e saltar objetos).

Fase dos Movimentos Fundamentais (de 2 a 7 anos)

Os movimentos fundamentais podem ser divididos em:

  • Estabilizadores: equilíbrio dinâmico, equilíbrio estático, movimentos axiais;
  • Locomotores: andar, correr, saltar, saltitar;
  • Manipuladores: alcançar, segurar, soltar, arremessar, receber, chutar.

Abordagem Desenvolvimentista da Educação Física: Movimentos Fundamentais

Fase dos Movimentos Especializados (7 a 14 anos)

Os movimentos especializados são chamados de combinação de movimentos fundamentais e culturalmente determinados são, basicamente, movimentos fundamentais aperfeiçoados de acordo com a cultura do ambiente em que a habilidade motora foi desenvolvida. Os Movimentos Especializados possuem alguns estágios:

  • Estágio de Transição (7 a 10 anos): surgem as primeiras tentativas de combinações de movimentos fundamentais e interesse por atividades complexas como a dança, o esportes e as lutas;
  • Estágio de Aplicação (11 a 13 anos): o aluno passa a reconhecer seu potencial motor, se interessa por treinar suas habilidade e demonstra grande melhora na execução de técnicas esportivas;
  • Estágio de utilização permanente (14 anos em diante): nesse estágio o aluno pode atingir o melhor da sua performance motora, procura por atividades específicas de seu interesse, utiliza o repertório motor adquirido ao longo da vida, pode usar suas habilidades motoras para atividades cotidianas, lazer e esportes de alto rendimento.

Fases do Desenvolvimento Motor e Abordagem Desenvolvimentista da Educação Física

Aprendizagem Motora

O processo de aprendizagem motora é influenciado pelo meio onde ele acontece, pelo indivíduo e suas condições físicas e biológicas e pela tarefa sua dificuldade.

A aprendizagem motora possuem três etapas ou estágios bem definidos e identificáveis:

  • Estágio Cognitivo: nessa etapa da aprendizagem motora há muitos erros na realização dos movimentos, erros de natureza grosseira, o aluno não consegue identificar os erros, necessita de instruções bem específicas do professor para corrigir os erros e realizar os movimentos;
  • Estágio Associativo: nessa etapa da aprendizagem motora o aluno apresenta alguns erros, porém sem erros grosseiros, o aluno já consegue identificar alguns erros sem a ajuda do professor;
  • Estágio Autônomo: a última etapa da aprendizagem motora, o aluno já realiza os movimentos da habilidade de forma autônoma, precisa de pouca atenção para realizar o movimento, pouquíssimos erros acontecem e o aluno já tem consciência dos erros e de como corrigir seus erros.

Estapas ou estágios da aprendizagem motora na abordagem pedagógica desenvolvimentista na Educação Física

Objetivos da Abordagem Desenvolvimentista na Educação Física

O objetivo da abordagem Desenvolvimentista da Educação Física é, basicamente, o desenvolvimento motor do aluno através da aprendizagem de Habilidades Motoras, adequadas a sua idade.

É importante destacar que apesar da abordagem Desenvolvimentistas da Educação Física ter um foco no desenvolvimento motor e na aprendizagem de Habilidade Motoras não é possível separar, na prática, o desenvolvimento motor do desenvolvimento cognitivo e afetivo social do aluno, ou seja, durante uma aula de Educação Física com abordagem Desenvolvimentista o aluno está se desenvolvendo integralmente.

Metodologia da Abordagem Desenvolvimentista na Educação Física

Durante uma aula de Educação Física com abordagem Desenvolvimentista o professor deve proporcionar aos alunos atividades com movimentos diversificados e complexos, de acordo com a idade e nível de desenvolvimento (motor, físico, fisiológico) adequado para aquela faixa etária. A partir daí os processos de aprendizagem motora vão se realizar até que o aluno alcance a aprendizagem das Habilidades Motoras adequadas para aquela faixa etária.

Avaliação em Educação Física Desenvolvimentista

Para avaliar os alunos dentro dos conceitos da abordagem Desenvolvimentista da Educação Física, é necessário conhecer as etapas de aquisição das Habilidades Motoras e o nível de desenvolvimento motor adequado para cada faixa etária. A partir daí o professor vai avaliar que nível de desenvolvimento o aluno conseguiu alcançar após as atividades realizadas nas aulas.

Plano de Aula: Abordagem Desenvolvimentista na Educação Física

Para elaborar um plano de aula de acordo com a abordagem pedagógica Desenvolvimentista da Educação Física é necessário identificar os seguintes itens:

  • Idade dos alunos: Por exemplo, para elaboraremos um plano para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, a faixa etária é de 11 a 12 anos;
  • Fase de desenvolvimento motor: os alunos dessa faixa etária estão na fase dos movimentos especializados ou fase de combinação de movimentos fundamentais e culturalmente determinados;
  • Estágio de desenvolvimento motor: os alunos dessa turma estão no estágio de aplicação, ou seja, o aluno já reconhece seu potencial motor e se interessa por desenvolver técnicas esportivas.

Após identificar esse itens, o professor deve escolher um tema pra aula, de preferência de acordo com o planejamento de conteúdos feito para aquela turma. Por exemplo, no tema Basquetebol, pode ser trabalhado atividades de manejo de corpo e manejo de bola. O professor deve observar os alunos durante as atividades, fornecer instruções e observar a evolução dos alunos no processo de aprendizagem motora.

Críticas a Abordagem Desenvolvimentista na Educação Física

A crítica mais comum feita a abordagem pedagógica Educação Física Desenvolvimentista é em relação a ela não considerar a influência do contexto sócio-cultural no processo de aquisição das Habilidades Motoras. Por exemplo, Habilidades Motoras ligadas ao Basquetebol são igualmente desenvolvidas no Estados Unidos e no Brasil? Certamente o contexto sócio-cultura no Estados Unidos, onde o Basquetebol é um esporte fortemente introduzido em sua cultura, facilita o processo de aprendizagem das habilidades motoras relacionadas ao Basquete, como arremessar, receber, quicar a bola, saltar com a bola.

Mais Planos de Aula

Mais sobre Educação Física Escolas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *