EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Antes de falarmos sobre BNCC e Educação Física na Educação Infantil entenda a obrigatoriedade da Educação Física na Educação Infantil.
LDB E EDUCAÇÃO FÍSICA
Segundo a LBD (Lei de Diretrizes e Base da Educação brasileira) Educação Física é componente curricular da Educação Básica, portanto, também é componente curricular obrigatório na Educação Infantil (cheche e pré-escola).
Ainda na LDB, no artigo 26, fala-se sobre a BNCC na Educação Básica:
Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
Sendo assim, precisamos falar sobre BNCC e Educação Física na Educação Infantil.
OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A BNCC na Educação Infantil é dividida em 5 (cinco) “Campos de Experiências”, onde são definido os objetivos de aprendizagem e de desenvolvimento.
A Educação Física na Educação Infantil encontra uma campo fértil, pois as brincadeiras, a exploração dos espaços e a expressão são instrumentos pedagógicos fundamentais na aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
O QUE SÃO OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS?
Os campos de experiências são uma organização curricular que inclui as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, articulando com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.
Os Campos de Experiências são baseados na Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (DCNEI), mais especificamente nos saberes e conhecimentos fundamentais a serem propiciados às crianças e associados às suas experiências.
O CAMPO DE EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Corpo, Gestos e Movimentos
O Corpo
É através do Corpo que as crianças exploram o espaço e os objetos ao seu redor, por meio de gestos, movimentos e sentidos espontâneos ou coordenados, impulsivos ou intencionais, estabelecem relações, expressam-se, brincam, produzem conhecimento sobre si, sobre o outro, sobre a vida social e cultural e ganham, progressivamente, consciência corporal.
Os Gestos
É através de diferentes formas de Gestos e linguagens que as crianças se comunicam e se expressam e estabelecem uma relação entre o Corpo, as emoções e linguagem.
Os Movimentos
As sensações e funções corporais são reconhecidas, através dos gestões e movimentos as potencialidades e limites são identificados e desenvolvem a consciência sobre o que é seguro ou o que é risco a integridade física.
O Corpo das crianças na Educação Infantil tem importância central pois é foco das práticas pedagógicas de cuidado físico, orientadas para emancipação, para liberdade, e não para a submissão.
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A BNCC
Assim, as aulas de Educação Física na Educação Infantil deve, dentro de um ambiente lúdico e interativo, e para descobrir diferentes formas de ocupação e de uso do espaço com o corpo, promover a exploração e a vivência de um grande repertório de gestos, movimentos, olhares, sons e mímicas, através de atividade como sentar com apoio, rastejar, engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas, alongar-se etc.
GRUPOS ETÁRIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A etapa da Educação Infantil é dividida em 3 (três) grupos etários na BNCC:
-
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses);
-
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses);
-
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses).
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)
-
Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
-
Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
-
Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
-
Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
-
Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
-
Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
-
Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
-
Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
-
Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
-
Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
-
Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
-
Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
-
Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.
-
Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
MAIS SOBRE BNCC E EDUCAÇÃO FÍSICA
- Plano de Curso de Educação Física com BNCC
- Danças na BNCC Educação Física
- Avaliação em Educação Física
- Brincadeiras e Jogos na BNCC
- Esportes na BNCC
- BNCC da Educação Física no Ensino Fundamental
VÍDEO: BNCC, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL
Assista ao vídeo do Canal Dicas Educação Física sobre a BNCC da Educação Física na Educação Infantil.
Gostei dos materiais pedagógicos de educação física, é um bom suporte para professores da área, melhorar e atualiza suas metodologias.