Pular para o conteúdo

História do Atletismo: Onde e Como Surgiu

COMPARTILHE!

Introdução: A História do Atletismo

O Dicas Educação Física preparou um resumo sobre a longa e fascinante História do Atletismo. Você vai ver nesse post: Onde, quando e como surgiu o Atletismo, como surgiu, a origem da palavra Atletismo, as modalidades antigas do Atletismo, sua história olímpica e as curiosidades da longa história desse fascinante esporte.

Onde surgiu o Atletismo

O Atletismo surgiu na Grécia antiga. Desde o início da existência da humanidade, o homem é motivado pelo desejo de competição, com isso, diversas modalidades com o intuito de alimentar essa necessidade foram desenvolvidas, uma delas é o Atletismo.

A Origem do nome Atletismo

A palavra atletismo é derivada da raiz grega ATHI, que significa competição.

Como surgiu o Atletismo

O surgimento do Atletismo está ligada à fantástica mitologia grega, pois Homero, em seu poema épico, a Ilíada, conta que Aquiles realizou competições esportivas, em uma de suas passagens, o poeta cita uma corrida “Filho de Oileu e, Ájax tomou a dianteira, sobre seus passos lançou-se o divino Ulisses…”. Os gregos tinham o costume de realizar competições esportivas para honrar os deuses e homenagear os visitantes.

Quando surgiu o Atletismo

O Atletismo surgiu em 776 a.C, mas já em 884 a.C, Pítia sugeriu ao rei da Élida, Ífito, trazer de volta os jogos, para que assim, os deuses pusessem fim a peste que atingia o Peloponeso. No entanto, só houveram registros desses jogos 108 anos depois.

Vídeo: Histórico do Atletismo

As modalidades do atletismo antigo

O atletismo foi um dos esportes que fizeram parte dos jogos olímpicos antigos, inicialmente se subdividindo em 3 (três) modalidades:

A corrida:

A Corrida é uma das provas mais tradicionais do atletismo e do esporte mundial, ela era disputada no estádio, em um percurso de 192,27 metros, o qual os gregos deram um nome peculiar, a chamavam de 600 pés de Hércules, como uma forma de homenagear o semideus.

Segundo Homero, a primeira prova de Corrida considerada esportiva foi organizada por Hércules, que após realizar seus 12 trabalhos, fez moradia na ilha de Creta e construiu seu estádio, no qual eram feitas disputas esportivas.

Inicialmente, a corrida era disputada em duas voltas na pista, eles nomearam essa modalidade de diualo. Posteriormente, eles passaram a realizar corridas mais longas que consistiam em 12 voltas completas, a qual chamaram de dólico.

A origem do Bloco de Partida

Os corredores, faziam uns orifícios no chão para um melhor impulso no início da corrida. Vem daí então a origem do que conhecemos hoje como bloco de partida no atletismo.

Lançamentos

Na antiguidade, os lançamentos eram realizados do Discóbolo, que era uma barreira feita de terra, na qual os atletas se posicionavam acima para fazer os arremessos.

Os lançamentos eram feitos com dardos, que mediam aproximadamente 1,80m, contendo uma parte de ferro afiada em sua ponta, isto auxiliava a lança na perfuração do solo, dessa forma, podendo ser feita a medição da distância alcançada no lançamento.

Além dos dardos, os lançamentos também eram feitos com pedras e discos de ferro ou bronze.

Saltos

Os saltos eram uma das modalidades do atletismo antigo e é mantido até hoje. Neles, os atletas poderiam correr até a linha e saltar de modo que seus pés não tocassem a linha que separava a pista do local onde eles deveriam cair.

Cada competidor poderia saltar três vezes e o vencedor da prova era o que conseguisse uma distância maior no salto. Essa distância era a soma total dos três saltos.

História do Atletismo: Modalidades do Atletismo antigo

O fim do atletismo

Após os romanos tomarem Grécia, no século I d.C, os jogos tiveram continuidade, mas eram mais recreativos que competitivos. Além disso, os atletas não eram um cidadãos livres, eram escravos ou prisioneiros de guerra, e a prática não era feita para venerar deuses ou visitantes.

Percebe-se então uma grande decadência no atletismo durante a transição da cultura grega para a romana. Só isso, já foi uma grande perda para o que realmente representava o esporte, no entanto, no ano 394 d.C o então imperador Teodósio, responsável pela morte de 10 mil gregos, decidiu converter-se ao cristianismo, e aboliu os jogos, já que foram criados pelos pagãos, fazendo com que ficassem abolidos durante 8 séculos.

Após isso, realizaram-se práticas do atletismo discretas pelo mundo, como na Inglaterra. Porém na Europa durante a idade medieval direcionava seus interesses aos treinamentos militares, pois enfrentavam uma época de guerra e era mais útil ao povo aprender a lutar do que praticar esportes.

A volta do atletismo

A partir de 1892, em uma reunião realizada em Sorbonne, localizada em Paris, Pierri Fredi, apresentou o projeto que visava a recriação do atletismo e dos jogos olímpicos extintos pelo rei Teodósio. A proposta visava aprimorar o caráter dos jovens e crianças, e despertar o espírito de equipe e o gosto pela competição.

A Criação do Comitê Olímpico Internacional

O Histórico do Atletismo em muitos momentos se confunde com a história dos Jogos Olímpicos. E em 1894, em um congresso em Sorbonne, com a participação de 14 representantes de diferentes países foi criado o COI (Comitê Olímpico Internacional).

O primeiro Programa de Atletismo Olímpico

O primeiro programa olímpico de Atletismo das olimpíadas moderna manteve a essência do atletismo grego, pois possuía corridas; saltos em distância e altura, triplo e com vara; lançamentos de peso e disco.

A Criação da Maratona

História do Atletismo: Maratona

Uma modalidade de corrida especial foi criada, a Maratona, que consiste em um percurso de 42 km. Foi uma homenagem a distância que, teria percorrido um soldado grego, Filípides, para anunciar que os gregos haviam vencido a guerra contra os persas. A distância percorrida pelo soldado foi por volta de 35 km, após o percurso, ele veio a óbito por causa da exaustão.

Curiosidades sobre o Atletismo e sua História

  • As mulheres só puderam começar no atletismo e nos jogos em 1928.
  • O primeiro vencedor de uma prova registrada do atletismo foi o grego Corebo, de Élida. Ele ganhou a corrida em 776 a.C, que Ífito promoveu com o intuito de agradar os deuses.
  • Muito antes dos gregos, os egípcios já se ocupavam de provas de luta com paus. Dez séculos depois, os cretenses começaram a usar do esporte como competição e recreação, como a dança, o pugilato, e a corrida a pé.
  • Em 1936 das Olimpíadas, realizada em Berlim, na Alemanha, em plena Segunda Guerra Mundial. O atleta negro Jesse Owens, frustrou as expectativas de Hitler. Owens conquistou quatro ouros nas provas de 100 m e 200 m rasos, no revezamento 4 x 100 m e no salto em distância.
  • O primeiro brasileiro que consegui ganhar uma prova de atletismo olímpica foi Adhemar Ferreira da Silva, no salto triplo, na olimpíada de 1952 em Helsinque.

Mais sobre Atletismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *