Pular para o conteúdo

História do MUAY THAI

COMPARTILHE!

CONHEÇA A HISTÓRIA DO MUAY THAI

A História do Muay Thai tem sua origem desconhecida, porém sua fama após 2000 anos de existência, fazem do Muay thai uma arte de combate milenar, que também é conhecida no Brasil como Boxe Tailandês.

Diversas histórias surgem quando se pergunta a um mestre como nasceu esse estilo de luta. Algumas versões dessa história contam que o muay thai surgiu em conjunto com o povo tailandês a séculos atrás.

Porém, existe uma história que é mais aceita entre o povo tailandês e os historiadores. Quer conhecê-la? Não deixe de ler este artigo até o final para descobrir como surgiram e como se originou o boxe tailandês. Essa é a história do Muay thai.

A ORIGEM DO MUAY THAI

A origem do Muay Thau, segundo os tailandeses, Yunnam foi a província na qual seu povo teve início. Na sua caminhada da china até as terras tailandesas, os tailandeses sofreram de tudo um pouco até conseguirem chegar até lá.

O pior pesadelo eram os bandidos que insistiam em continuar a roubá-los. Como se não bastasse, o povo estava vulnerável e até os animais representavam uma ameaça a eles. Sem contar que diversas doenças lhes afligiram com brutalidade.

Para que conseguissem se proteger, os tailandeses desenvolverem um método de luta que foi chamado de “Chupasart”. É um método de luta que visava a autopreservação, ou seja, a defesa de si mesmo e de próximos. Fazendo o uso de armas como espadas, arco e flecha, lanças, etc.

No entanto, durante os treinos, os lutadores constantemente se machucavam devido as armas. Foi então que um novo método de luta sem armas começou a ser desenvolvido. Esse método seria o percursor do Muay thai.

CONHECENDO O MUAY THAI

História do Muay Thai

A história do muay thai é bem vasta, como comentei, sua origem é incerta, mas, quem se aperfeiçoa na arte se torna mestre em lutas sem armas.

O Muay Thai é caracterizado pelo uso combinado de certas partes do corpo na luta como cotovelos, punhos, joelhos, canelas e pés. Recebendo assim o titulo de “a arte das oito armas”.

A preparação física e mental são partes cruciais do treinamento nessa arte de luta, uma vez que o contato direto é inevitável. Na parte mental, os golpes associados ao muay thai podem ser mortis dependendo de como são aplicados.

Por isso, a mentalidade do aprendiz em decidir quando parar de atacar para evitar mortes.

De início, o Muay Thai possuía semelhanças com o kung fu chinês, sendo muitas vezes confundido. Entre 1550 e 1605, o treino dos militares durante o reinado de Naresuan era composto pelo muay thai, cujo ensinamento Chupasart foi aplicado.

O Chupasart era um ensinamento que envolvia o treino com armas. Porém, o treino com as mãos livres foi imposto nesse mesmo período e isso pode ter sido o ponto inicial para o desenvolvimento do muay thai como conhecemos hoje.

CHEGADA DO MUAY THAI AO BRASIL

Em 1979, o muay thai chegou ao brasil e sua fama de arte marcial violenta foi muito bem recebida. Um ano depois, em 1980, surgiu a primeira associação de muay thai e em 1981 o primeiro evento do gênero foi disputado no Rio de Janeiro e no Paraná.

Mas, não foi apenas a luta que os brasileiros aderiram, mas também ao costume dos monges da época. Para melhor entender, os monges, na época em que o muay thai surgiu na Tailândia, costumavam se tatuar, pois, acreditavam que assim conseguiriam a proteção divina.

Além da conquista da admiração de seus rivais de luta. A tradição contagiou os lutadores de muay thai aqui no Brasil e a grande maioria possui tatuagens pelo corpo.

O símbolo atribuído a esta arte de luta é a naja, pois, como ela, os lutadores devem ser precisos e certeiros com seus golpes, como o bote rápido de uma cobra.

MAIS CONTEÚDOS SOBRE LUTAS

Tudo Sobre o Muay Thai

Regras Básicas Muay Thai

 Golpes Básicos do Muay Thai

Graduação no Muay Thay

CONCLUSÃO

A história do Muay thai é bem vasta e cheia de curiosidades. Infelizmente, meu tempo acaba aqui, espero ter lhe dado uma boa aula de história, mostrando a origem desta arte milenar de combate que muitos admiram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *