HISTÓRIA DO JIU-JITSU NO MUNDO
O que é Jiu-Jitsu?
Jiu-jitsu é uma arte marcial japonesa que consiste em imobilizar seu adversário com técnicas de torções, pressão e alavancas.
Qual é a Origem do Jiu-jitsu?
Sua origem é desconhecida, como a maioria das artes marciais conhecida, porém algumas teorias falam que a história do jiu-jitsu tenha começado nas escolas dos antigos samurais.
Os samurais, naquela época, partiam para a guerra usando espadas e lanças, porém, em algum momento, suas espadas poderiam vir a ser inutilizadas por algum motivo. Por isso, era de extrema importância o guerreiro saber vários estilos de luta.
Não apenas para se proteger, mas, para proteger seu líder. Golpes de impacto eram inúteis, uma vez que os guerreiros vestiam armaduras. Por isso, a utilização de técnicas de luxações e torções era a carta chave para derrubar e inutilizar o oponente.
Veja também – As Regras do Jiu-jitsu
HISTÓRIA DA ARTE MARCIAL JIU-JITSU
A história do jiu-jitsu se resume, basicamente, a época dos samurais, origem mais aceita desta arte marcial.
A função dela em combate era tornar o adversário um peso morto, ou seja, utilizar seus membros através da aplicação de pressão sobre seu corpo e as articulações, bem como o estrangulamento, com o intuito de fazê-los desmaiar.
Conhecendo essas técnicas, sabe-se que até o soldado com desvantagem de força e peso poderia derrubar e vencer o adversário.
Veja também – Sistema de Faixas e Graduação no Jiu-jitsu
APROFUNDANDO A HISTÓRIA DO JIU-JITSU
Durante o período Sengoku, época em que eclodiu uma terrível guerra civil no Japão, foi mencionado pela primeira vez a palavra Jujútsu. Você deve conhecê-la, na Europa, a tradução embora esteja errada, quer dizer Jiu-jitsu.
Existem relatos de lutas desde 500 A.C. que apontam para a utilização destas técnicas nos combates. Porém, o maior mistério é que não se sabe exatamente em qual época em que o jiu-jitsu teve início.
Nos séculos III e VIII A.C. a China já era dona de uma arte marcial que empregava o mesmo estilo de luta do jiu-jitsu, com técnicas de imobilização e pressão. No entanto, tem-se a certeza de que seus praticantes treinavam habilidades de luxação.
Voltando ao Japão, a história do jiu-jitsu, ou jujútsu, continuava com os samurais, a classe de guerreiros mais conhecidos e reverenciados. Seus treinos eram focados na arte da espada, onde eles buscavam se aperfeiçoar em técnicas como kenjutsu, kyujustu, nanginata, etc.
A luta desarmada também estava na lista de necessidades samurais a serem aprendidas, mas, o nome jujútsu ainda não foi empregada a essas técnicas sem armas. Outros nomes como torite, kumiuchi, taijutsu eram empregados a ela.
Veja também – Os Principais Golpes do Jiu-jitsu
HISTÓRIA DO JIU-JITSU: CHEGADA AO BRASIL
Quando falamos da chegada do jiu-jitsu no Brasil, vem em nossa mente a família Gracie. Isso porque o chamado “jiu-jitsu brasileiro” ou “BJJ (Brazilian Jiu-Jitsu)” é uma modalidade marcial que foi desenvolvida por essa família.
Assim, vemos aqui o início da história do jiu-jitsu no Brasil. Esse estilo é um parente bem próximo do judô e do jujútsu, porém, não tem muita semelhança com a arte marcial praticada pelos antigos samurais.
Carlos Gracie foi o responsável pela criação deste estilo, adaptando a arte marcial do judô para, principalmente, o combate no solo. Como dito, quando bem empregadas, essa técnica pode ser vantajosa mesmo para aqueles com porte físico inferior ao seu oponente.
A família Gracie permaneceu com o nome Jiu-jitsu em sua criação devido ao nome judô não ser um termo comumente usados. O nome na época de uso mais comum era Kodokan jujútsu.
Veja também – A História do MMA
VÍDEO: A ORIGEM DO JIU-JITSU
CONCLUSÃO
Podíamos até passar horas explicando cada adaptação e aplicação do jiu-jitsu (jujútsu) ao longo do tempo e como eram aplicadas. Afinal, a história do jiu-jitsu, mesmo com a origem incerta, é vasta e interessante. Seja no brasil ou em qualquer lugar do mundo.
Veja também – Tudo que Você Precisa saber sobre Jiu-itsu