Pular para o conteúdo

História do Judô: A Origem do Judô

História do Judô
COMPARTILHE!

Conheça a História do Judô, saiba a origem do Judô, quem inventou e quando o Judô surgiu.

Introdução: A História do Judô

No universo das artes marciais, existem diversas modalidades de lutas, mas sem dúvida uma das mais conhecidas é o Judô.

Este é um esporte muito praticado em todo o mundo e tem como objetivo melhorar o condicionamento físico, a autoconfiança e fortalecer o corpo, assim como a mente.

O que é Judô?

O Judô é um esporte de combate ou uma luta que envolve técnicas de imobilização e golpes que tem como objetivo lançar o adversário com as costas no solo.

Apesar de ser popular, são poucos aqueles que conhecem a verdadeira história do Judô.

Ficou interessado e quer saber mais sobre a história do Judô? Continue lendo e descubra quem foi o criador do Judô, onde e quando essa arte marcial teve origem e saiba ainda quem são os grandes nomes da história do Judô no Brasil. Confira!

Origem e História do Judô

A história do Judô iniciou-se em 1882 no Japão com Jigoro Kano. Kano lutava o estilo jiu-jitsu e, por isso, seu objetivo era criar um esporte semelhante ao Jiu-Jitsu, porém com golpes onde a inteligência superasse a força.

Portanto, o objetivo de Kano era criar um esporte com regras e que não utilizasse golpes de força ou até mortais, característicos do Jiu-Jitsu da época.

Para isso, ele se dedicou a um estudo completo sobre as formas de autodefesa e procurou encontrar explicações cientificas para os golpes. Dessa forma, Kano separou as melhores técnicas e as agrupou em um novo estilo de luta com o nome de Judô ou “caminhos suaves”.

Jigoro Kano e a história do Judô

Instituto Kodokan e a história do Judô

Após estudar e agrupar as melhores técnicas, Jigoro Kano inaugurou em Fevereiro de 1882 o Instituto Kodokan.

O nome escolhido para a escola de Kano, se decompõe em Ko (método ou estudo), Do (caminho) e Kan (instituto ou escola). Ou seja, o nome significava basicamente “um lugar para estudar o caminho”.

Kano queria tornar o Judô um esporte baseado em um código moral e no fortalecimento integrado do físico, da mente e do espírito.

Além disso, para não ficar restrito aos homens, Kano preocupou-se em expandir o Judô como um esporte para mulheres, idosos e crianças de qualquer altura ou peso.

O Judô no Jogos Olímpicos.

O judô foi incluído pela primeira vez nos Jogos Olímpicos na edição de Tóquio 1964. Ausente na edição de 1968, a modalidade retornou quatro anos depois em 1972, onde houve a integração do Judô nas Olimpíadas de Munique, na Alemanha, mas apenas na categoria masculina. E somente em 1992, em Barcelona, o Judô também passou a fazer parte dos jogos olímpicos como um esporte feminino.

Após o reconhecimento do Judô como um esporte para todos os gêneros, a modalidade passou a ser incluída em todas as olimpíadas seguintes.

Em Tóquio 2020, pela primeira vez, o judô foi disputado na categoria de equipe mistas, ou seja, por equipes formadas por homens e mulheres.

Os Países com mais medalhas olímpicas no Judô.

O Japão é maior vencedor de medalhas da história dos jogos olímpicos no Judô. Até os jogos de Tóquio 2020, o Japão conquistou 46 medalhas de ouro, sendo 94 medalhas no total.

O segundo país com mais medalhas olímpicas no judô é a França, com 16 medalhas de ouro e 57 no total.

A Coreia do Sul aparece em terceiro lugar em medalhas olímpicas com 11 medalhas de ouro e 46 no total.

O Campeonato Mundial de Judô.

O Campeonato Mundial de Judô é a mais importante competição de judô depois dos Jogos Olímpicos, e é organizado pela Federação Internacional de Judô. O campeonato masculino começou a ser disputado em 1956 e o feminino em 1980.

A partir de 1987 o mundial de judô passou a ser misto, ou seja, na mesma competição eram disputados os torneios femininos e masculinos, além disso, a competição passou a ser disputada a cada dois anos.

Os países com mais títulos mundiais de judô.

O Japão também é maior vencedor de títulos da história do campeonato mundial de judô. Até o 33º mundial realizado em 2021 na Hungria, o Japão conquistou 137 medalhas de ouro, sendo 317 medalhas no total.

O segundo país com maís títulos mundiais de judô é a França, com 51 medalhas de ouro e 154 no total.

A Coreia do Sul também aparece em terceiro lugar em títulos mundiais de judô, com 26 medalhas de ouro e 92 no total.

História do Judô no Brasil

A história do Judô no Brasil começou muito antes, mais precisamente na década de 1920.

Esse novo estilo de luta foi levado para a América e Europa pelos imigrantes japoneses a bordo dos navios.

Anos mais tarde, em 1924, o Judô começou a ser muito praticado em São Paulo sobre o domínio do mestre Takaharu Saigo, e a partir disso o Judô passou a ser expandido para todo o Brasil.

A Confederação Brasileira de Judô

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) foi criada em 18 de Marco de 1969. No entanto, seu reconhecimento enquanto Confederação só ocorreu apenas em 1979 quando o Brasil conquistou a primeira medalha nas Olimpíadas.

A partir disso, o Brasil passou a acumular diversas vitorias e medalhas em todas as edições das Olimpíadas.

Em 2012, o Judô foi o esporte que conquistou o maior número de medalhas olímpicas para o Brasil.

Desde então, a CBJ vem conquistando diversos patrocinadores e proporcionando cada vez mais melhorando a estrutura para treinamentos e competições.

Nomes marcantes da história do Judô no Brasil

Entre os nomes marcantes da história do Judô no Brasil, estão os dos grandes e famosos mestres precursores do Judô brasileiro:

  • Eisei Mitsuyo Maeda: Aluno do mestre Kano, Maeda se naturalizou como Otavio Maeda e marcou a história do Judô no Brasil.

  • Soishiro Satake: Também aluno do mestre Kano, Satake foi responsável pela expansão do Judô no Brasil ao lado do Conde Koma.

Agora você já conhece mais sobre a história do Judô no Brasil e no mundo!

Compartilhe também este artigo com os seus amigos, assim eles também conhecerão a história do Judô!

Para encerrar, uma frase do criador do Judô:

“Nunca te orgulhes de haver vencido a um adversário, ao que venceste hoje poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.”

Jigoro Kano.

Mais sobre Judô

Fonte

1 comentário em “História do Judô: A Origem do Judô”

  1. Kano praticou o Jujutsu, antiga arte dos Samurais e daí criou o Judô. Mania que todos tem de falar que o Judô tem origem no jiu-jitsu…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *