A História das Olimpíadas
A História das Olimpíadas é a prova viva de que Nações podem se unir para celebrar o esporte.
Mesmo na Grécia Antiga o início dos jogos marcava o que eles chamavam de “Trégua Sagrada”, na qual se pausavam as guerras e confrontos para que os Jogos Olímpicos pudessem acontecer.
Mas essa não é a única coisa incrível na história dos Olimpíadas. Na verdade, o passar dos anos só tornou este evento ainda mais especial.
A Maior Competição Esportiva do Mundo
Hoje as Olimpíadas representa a maior competição esportiva do mundo, capaz de atrair a atenção do planeta inteiro e com potencial de desenvolver econômica e esportivamente os países que a sediam.
Continue sua leitura e descubra mais sobre a história das Olimpíadas. E como esse evento impactou e continua impactando a história de muitas pessoas e países até hoje.
A origem e História das Olimpíadas
A história das Olimpíadas começou na Grécia Antiga, por volta do século VIII a.C. na cidade de Olímpia, fato que inspirou o nome dos jogos.
O Primeiro Campeão Olímpico
Olímpia recebia inúmeros visitantes que buscavam participar da competição. Dentre esses visitantes, estava “Corobeu” que, em 776 a.C., teria se tornado o primeiro atleta a vencer uma prova olímpica.
A decadência dos Jogos Olímpicos
Conforme a cultura Romana se sobressaia, os jogos perdiam força e só voltaram a ser a ser vistos novamente séculos depois, mais precisamente na década de 1862.
O Ressurgimento dos Jogos Olímpicos
Contudo, a competição começou a se tornar o que é hoje na década de 1890, depois que um aristocrata suíço conhecido como Barão de Coubertin manifestou o desejo de iniciar um festival que trazia as antigas práticas Olímpicas.
Seu objetivo era estimular a prática de esportes na sociedade contemporânea, bem como criar uma organização esportiva capaz de ajudar a promover a paz entre as nações.
Os Jogos Olímpicos Moderno
Em 1894 Coubertin pôde apresentar sua proposta a uma plateia de 2000 mil pessoas. Entre elas estavam representantes de sociedades universitárias e esportivas de 13 países.
Dois anos depois, Coubertin e um comitê criado para o evento realizaram os primeiros Jogos Olímpicos modernos, sediado pela Grécia, na cidade de Atenas, já nos moldes dos eventos esportivos que conhecemos hoje.
A História das Olimpíadas na visão da Mitologia
Segundo a Mitologia, o surgimento dos Jogos Olímpicos se deu porque Hercules, ao realizar um feito considerado impossível, decidiu criar um festival esportivo na cidade para homenagear seu pai, Zeus.
Para presentear “o Deus”, a competição era rodeada de rituais que incluíam o sacrifício de animais na abertura do evento.
Qual o significado da bandeira olímpica?
No ano de 1920 foi hasteada pela primeira vez a bandeira dos Jogos Olímpicos como conhecemos hoje. Ela foi concebida por Coubertin.
Os Anéis Olímpicos
Os cinco anéis entrelaçados simbolizam os continentes unidos.
As Cores dos Anéis Olímpicos
Já as cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho foram as escolhidas para representar esse evento esportivo histórico, pois pelo menos uma delas aparece em todas as bandeiras nacionais do mundo.
Primeiras modalidades esportivas olímpicas
No decorrer da história das Olimpíadas foram praticados diferentes modalidades esportivas.
Entre as primeiras, estava as “corridas” de diferentes tipos, que hoje conhecemos como Atletismo.
Algumas consistiam no participante correr por cerca de 190 metros vestido com trajes de batalha, enquanto que em outras os atletas usavam carros puxados por cavalos.
No início, as lutas também chamavam a atenção, incluindo modalidades que hoje chamaríamos de “vale tudo” ou “MMA”.
Com o tempo, outras modalidades como a ginastica, o futebol e a natação também foram incluídas.
Grandes nomes da história das Olimpíadas
A lista de atletas que conseguiram marca seu nome na História das Olimpíadas é extensa. Mas, entre os principais, estão:
- Jesse Owens: estadunidense conhecido não apenas por ganhar 4 medalhas de ouro no salto em distância, nos jogos Olímpicos da Alemanha, mas também por fazer saudar o Comitê Olímpico Internacional e não Adolf Hitler e por fazer um gesto simbolizando a luta antirracista.
- Sebastian Newbold Coe: Corredor que, ao longo de toda a carreira, bateu 11 recordes mundiais;
- Larissa Latynina: conquistou 18 medalhas olímpicas, o que lhe rendeu o título de maior medalhista individual de todos os tempos;
- Maria Lenk: mesmo sem conquistar uma medalha, Maria Lenk foi a primeira mulher sul-americana a fazer parte de uma Olimpíada.
- Adhemar Ferreira: atleta brasileiro do salto triplo, ele conquistou duas medalhas de ouro, sendo uma nas Olimpíadas de Helsinque em 1952. E outra em Melbourne no ano de 1956.
Gostou de saber mais sobre a história das Olimpíadas? Então confira também o artigo sobre a História da Maratona!