ENTENDA O QUE É IMPEDIMENTO NO FUTEBOL
Entenda nesse artigo o que é Impedimento no Futebol, o que posição de impedimento e o que não é impedimento no Futebol.
POSIÇÃO DE IMPEDIMENTO NO FUTEBOL
Estar em posição de impedimento não constitui infração.
Um jogador de Futebol estará em posição de impedimento nas seguintes situações:
- qualquer parte de sua cabeça, corpo ou pés estiver na metade do campo adversário (excluindo a linha de meio de campo)
- e se qualquer parte de sua cabeça, corpo ou pés estiver mais próximo da linha de meta adversária do que a bola e o penúltimo adversário.
ATENÇÃO! As mãos e os braços dos jogadores, inclusive dos goleiros, não são considerados.
Um jogador de Futebol não se encontrará em posição de impedimento quando estiver em linha com:
- penúltimo defensor adversário ou
- os dois últimos defensores adversários.
ATENÇÃO! Um jogador em posição de impedimento não caracteriza uma infração se ele não estiver participando ativamente da jogada.
O IMPEDIMENTO
O Impedimento no Futebol é marcado quando um jogador em posição de impedimento recebe a bola tocada por um companheiro de equipe e participa ativamento do jogo:
- jogando ou tocando a bola;
- impedindo um adversário de jogar ou de poder jogar a bola ao obstruir claramente sua linha de visão ou;
- disputando a bola com o adversário ou;
- tentando claramente jogar a bola que se encontre próxima de si e quando essa ação causar impacto no adversário ou;
- praticando uma ação óbvia que tenha impacto claro na possibilidade de o adversário jogar a bola.
- Ganhando vantagem da posição de impedimento por jogar a bola ou interferir em um adversário, quando a bola haja sido:
- desviada ou rebotada em um dos postes ou no travessão da meta, em um oficial de arbitragem ou em um adversário;
- jogada por um adversário para fazer uma defesa deliberada (impedir que a bola entre em sua meta).
Um jogador em posição de impedimento que receber a bola jogada deliberadamente por um adversário (exceto quando se tratar de uma defesa deliberada), não deve ser punido (não ganha vantagem).
Uma “defesa deliberada” se caracteriza quando um jogador deliberadamente joga ou tenta jogar a bola que vai em direção ou que está muito próxima de sua meta, com qualquer parte do corpo, exceto com as mãos, a menos que seja o goleiro em sua própria área de pênalti.
SITUAÇÕES ESPECIAIS DE IMPEDIMENTO
Quando um jogador, em posição de impedimento, se move dessa posição ou fica parado nessa posição no caminho de um adversário que estiver indo para a bola e interfere em seu deslocamento, comete uma infração de impedimento, se impacta na possibilidade do adversário jogar ou disputar a bola.
Quando um jogador, em posição de impedimento, se movimenta em direção à bola com intenção de jogar a bola e é impossibilitado por um adversário antes de jogar ou tentar jogar a bola ou disputar a bola com um adversário, a falta deve ser punida porque ocorreu antes de uma infração de impedimento.
Quando uma infração for cometida contra um jogador que estiver em posição de impedimento e que já esteja jogando ou tentando jogar a bola ou disputando a bola com um adversário, o impedimento deve ser punido, porque ocorreu antes da falta.
NÃO É IMPEDIMENTO NO FUTEBOL
Não é considerado impedimento no Futebol quando um jogador recebe a bola diretamente de um:
- tiro de meta;
- arremesso lateral;
- tiro de canto.
IMPEDIMENTO E SANÇÕES
Se for cometida uma infração de impedimento, o árbitro concederá a favor da equipe adversária um tiro livre indireto, a ser executado do local onde a infração ocorrer, inclusive se for na própria metade do campo do jogador.
Qualquer jogador defensor que saia do campo de jogo sem autorização do árbitro será considerado como se estivesse sobre a linha de meta ou linha lateral, para efeitos de impedimento, até à primeira interrupção do jogo ou até que a equipe defensora tenha jogado a bola na direção da linha de meio de campo e até a bola estar fora da área de pênalti. Se um defensor abandonar o campo de jogo deliberadamente deve ser advertido com Cartão Amarelo, quando a bola estiver fora de jogo.
Um jogador atacante pode sair ou permanecer fora do campo de jogo para não ser envolvido em jogo ativo. Se o jogador regressar pela linha de meta e se envolver no jogo antes de a bola ter saído de jogo, ou antes da equipe defensora jogar a bola na direção da linha de meio campo e de a bola ter saído da área penal, deve-se considerar que o jogador está posicionado sobre a linha de meta adversária para efeito de impedimento.
Um jogador que deixar deliberadamente o campo de jogo, regressar sem a autorização do árbitro e que não seja punido por impedimento, se obtiver qualquer vantagem deve ser advertido com Cartão Amarelo.
Se um jogador atacante permanecer imóvel entre os postes da meta e no interior da meta, um gol pode ser validado, a menos que o jogador cometa uma infração de impedimento ou outra infração da regra 12. Nestes casos, o jogo deve ser reiniciado com tiro livre indireto ou direto.
Obs.: Esse artigo é baseado no Livro de Regras 2019/2020 da CBF.