Introdução: Metodologia do ensino da Educação Física
Nesse post o Dicas Educação Física tratará da Metodologia do Ensino da Educação Física escolar, com base nos estilos de ensino de Mosston (1966). Falaremos dos seguintes estilos de ensino: por comando, por tarefa, recíproco, por auto-checagem, por inclusão, por descoberta orientada ou guiada, por solução de problemas divergente e convergente, estilo de ensino individual, iniciado pelo aluno e auto-ensino.
Estilos de Ensino na prática da Educação Física Escolar
Dentro da metodologia do ensino da Educação Física é importante ressaltar que, na prática, muitos estilos de ensino da Educação Física podem coexistir, sendo muito difícil encontrar uma aplicação integral ou única de um dos estilos de ensino relatados nesse post.
Estilo de Ensino por Comando
O estilo de ensino por comando é uma metodologia do ensino da Educação Física que tem como característica básica é o estímulo resposta, dentro dessa metodologia da Educação Física o ensino é centrado no professor e no conteúdo. Este estilo de ensino é baseado na reprodução.
Todas as decisões são tomadas pelo professor em todas as fases do processo de ensino. O professor determina o conteúdo, o local, ordem das atividades ou tarefas, início e fim, intervalo, descreve os exercícios, demonstra e informa sobre a qualidade da resposta.
Estilo de Ensino por Tarefa
O estilo de ensino por tarefa é uma metodologia do ensino da Educação Física que tem como característica básica a mudança de certas decisões do professor para o aluno.
O aluno passa a ganhar um pouco de protagonismo na fase de execução da atividades da aula. Porém, no estilo de ensino por Tarefa ainda é esperado que todos os alunos executem a atividade conforme o modelo, seguindo um padrão como no estilo de ensino por comando.
A diferença entre os estilos por Comando e por Tarefas é que o aluno passa a ter a possibilidade de tomar algumas decisões durante a aula.
Estilo de Ensino por Avaliação Recíproca
O estilo de ensino Recíproco é uma metodologia do ensino da Educação Física que tem como característica principal a interação social em parceria.
O estilo Recíproco é conduzido a realização de atividades em pares.
Os alunos aprendem a executar a atividade proposta e a receber retroalimentação (feedback) de seus colegas parceiros, além do professor, é claro. Esse estilo de ensino tem como objetivo as relações sociais entre as pessoas e as diferentes formas de retroalimentação.
Nessa metodologia da Educação Física haverá sempre o aluno executante da atividade e o aluno observador, e o professor sendo o observador de ambos. O professor apenas deve se comunica com o aluno observador para ajudar na retroalimentação.
Estilo de Ensino por Auto-checagem
O estilo de ensino por Auto-checagem é uma metodologia do ensino da Educação Física que tem como característica a mudança da responsabilidade da retroalimentação do professor (nos estilos por comando e por tarefa) ou de outro aluno (no estilo recíproco) para si próprio.
Dessa forma, o objetivo deste estilo de ensino é fazer com que o aluno aprenda a fazer a sua própria retroalimentação usando critérios da execução propiciados pela própria atividade. Dessa forma o aluno passa a se auto-avaliar usando critérios específicos e passa a ter novas habilidades e novas responsabilidades.
Estivo de Ensino por Inclusão
Nesta metodologia da Educação Física são planejadas para uma mesma atividade, vários níveis de dificuldade de execução, com a intenção de incluir todos os alunos na atividade, sendo que o nível de dificuldade vai variar de acordo com as possibilidades de cada aluno.
O professor deve explica a atividade e dá algumas opções de níveis de dificuldade, o aluno faz uma auto-avaliação e escolhe o nível de execução no qual ele se sente capaz de realizar a atividade. Qualquer escolha feita pelo aluno deve ser aceita.
Estilo de Ensino por Descoberta Orientada ou Guiada
O estilo de ensino por Descoberta Orientada ou Guiada é uma metodologia do ensino da Educação Física que tem como característica o relacionamento particular professor-aluno, no qual a sequência de questões colocadas pelo professor acarreta uma sequência de respostas do aluno em um processo convergente levando o aluno a descobrir o conceito e a aprendizagem desejada.
Nesse estilo de ensino o aluno passa a descobrir novos conceitos.
Estilo de Ensino Solução de Problemas Convergentes
O estilo de ensino por Solução de Problemas Convergente é uma metodologia da Educação Física que tem como característica básica propor um problema que terá uma única solução.
O objetivo deste estilo de ensino da Educação Física é descobrir a solução para um problema específico, para esclarecer uma questão específica, chegar a uma conclusão, empregando procedimentos lógicos e encaminhado uma resposta única como solução.
Estilo de Ensino Solução de Problemas Divergente
O estilo de ensino por Solução de Problemas Divergente é uma metodologia da Educação Física que tem como característica principal a busca de respostas múltiplas e divergentes contribuindo para o maior relacionamento do aspecto motor e cognitivo. Os objetivos deste estilo de ensino são compreender e perceber a estrutura da atividade, desenvolver a criatividade e a habilidade de verificar várias soluções para um problema determinado.
Estilo de Ensino por Programação Individualizada
O estilo de ensino por programação individualizada é uma metodologia do ensino da Educação Física que tem como característica o trabalho individualizado, através da individualização do programa baseado no conteúdo decidido pelo professor.
Essa metodologia de ensino é baseada na existência das diferenças individuais, permitindo atender os alunos que necessitam de cuidados especiais.
Estilo de Ensino Iniciado pelo aluno
O estilo de ensino iniciado pelo aluno é uma metodologia da Educação Física que tem como característica básica deste estilo é o aluno que conduz seu ensino e sua aprendizagem, ou seja, todas as decisões são tomadas pelo aluno.
Estilo de Ensino por Auto Ensino
O estilo de ensino auto ensino é uma metodologia da Educação Física que tem como característica a dispensa total da presença do professor. O objetivo é aluno ensinar-se a si mesmo. O aluno tomará todas as decisões em todas as fases.
Muito bom seu material, bastante abrangente. Parabéns.
Me ajude numa questão: dos métodos acima descritos, qual seria a melhor sugestão para trabalho pela internet, em tempos de confinamento?
Olá, Ricardo!
Bem, se estava falando de ambiente EAD, fica bem limitado e, basicamente, o ensino por tarefas é o que acaba sendo mais efetivo.
Um abraço!
Prof. Marcio Costa.
Gostei bastante de cada tópico. Na minha opinião exemplificando sobre cada tópico ficaria ainda mais claro. Porém está de parabéns material rico. Aprendi um pouco mais.
Ótima sugestão, Daniel!