O QUE É MMA?
Você sabe o que é MMA? MMA vem da sigla inglesa “AMM” que significa Mixed Martial Arts, que em português quer dizer Artes Marciais Mistas.
É uma arte marcial que consistem em lutas em pé ou no chão sando de técnicas de luxação e imobilização, bem como de golpes diretos com certas partes do corpo como joelho, punhos cotovelos e pés.
O que caracteriza essa modalidade de luta é a desnecessidade de usar de apenas um estilo de combate. Ou seja, seja utilizando de estilos como Muay Thai, pode-se encaixa-la no estilo do MMA.
Por isso é chamado de Artes Marciais Mistas.
Vamos então saber exatamente o que é MMA.
Veja também – Curso de MMA Online
SURGIMENTO DO MMA NA HISTÓRIA
O século VII a.c nunca foi tanto o centro das atenções como é quando o assunto é saber o que é MMA. Neste século, existia um esporte que era disputado nas olimpíadas da Grécia e se chamava Pankration.
Nesse os lutadores se enfrentavam com brutalidade, em uma luta onde o perdedor terminava inconsciente no chão. Segundo pesquisas, descobriu-se que os lutadores mesclavam um estilo de luta parecido com o boxe moderno com a luta livre.
E usavam de técnicas de luxação e imobilização quando a luta ia para o chão.
Então, o que podemos deduzir é que, antigamente, o povo comemorava a vitória de um lutado, cuja vitória seria como em uma luta de MMA nos dias de hoje. Coincidência, não é?
Veja também – Regras do MMA
SÉCULO XX: DO VALE TUDO AO MMA
A família Gracie teve um papel importante na história do MMA no Brasil, podemos considerar que foram eles que deram o signifativo que podemos usar para responder à pergunta “o que é MMA”.
Vamos descobrir. Em 1871, a família Gracie imigrou da Escócia para o Brasil e se instalaram na província do Pará. Já por aqui, o filho de George Gracie, Gastão Gracie, fez um amigo, um japonês que morava na mesma região chamado Mitsuyo Maeda.
Maeda era um conhecido campeão de judô, no Japão, e em gratidão pela ajuda que Gastão lhe tinha oferecido, a fundação de uma colônia japonesa aqui no Brasil, ele ensinou ao filho Carlos Gracie, tudo que aprendera sobre judô e jiu-jitsu.
Maeda retornou ao Japão um tempo depois, e Carlos Gracie ficou sem seu mestre. Ele então passou a ensinar aos irmãos a arte do judô.
Veja também – História e Origem do MMA
Em 1925, Carlos Gracie, acompanhado de seu irmão, Hélio Gracie, partiram para o Rio de Janeiro, onde abriram a primeira acedemos de Jiu-jitsu.
O PLANO AMBICIOSO DE CARLOS GRACIE
Estamos perto de descobri a resposta para a nossa pergunta, afinal, o que é MMA? Bem, Carlos Gracie não estava feliz apenas por ter aberto uma academia de Jiu-jitsu, ele queria fazer mais e pensou em algo que iria mudar de vez a história do jiu-jitsu no país.
Começava ao o plano para o grande “Desafio Gracie”. Após uma séria de publicidade de sua parte promovendo o desafio nos jornais. Tudo aquilo começou a dar resultado, iniciava-se a mistura de varias artes marciais em um único torneio.
Vários lutadores de vários estilos chegaram para aceitar o desafio. As artes marciais como karatê, boxe, savate, luta livre, capoeira, judô etc. se reuniram para se enfrentar em lutas de vale tudo por todo o Rio de Janeiro.
Veja também – O Dicionário do MMA
VÍDEO: QUAL A MELHOR ARTE MARCIAL PARA MMA
CONCLUSÃO
Então, você já descobriu o que é MMA? MMA é a união de uma grande variedade estilos e modalidades de lutas diferentes, com o intuito de formar uma única que pudesse ser demonstrada em um único torneio.
No início, o MMA era considerado um esporte brutal, porém, hoje em dia, as regras que o compõe o deixaram cada vez mais profissional e menos sangrento.