Organização Tática 2×2 no Futsal
Organização Tática 2×2 do Futsal é um sistema de jogo sim que pode ser utilizado por equipes iniciantes com facilidade.
Nesse conteúdo vamos explicar o posicionamento no 2×2 do Futsal, a movimentação em rodízio do sistema 2×2 e jogadas de ataque no sistema 2×2. Acompanhe!
Organização Tática 2×2 no Futsal: Posicionamento e Movimentação
O 2×2 do Futsal, também conhecido como “Quadrado”, basicamente divide os quatro jogadores de linha de uma equipe nas duas principais áreas de responsabilidade: >defesa e ataque>. É um sistema simples que pode ajudar a desenvolver boas duplas de defensores e de atacantes.
Embora dois jogadores sejam orientados a ficar mais avançados (no ataque) e dois a ficar mais recuados (na defesa), esses papéis vão precisar ser bastante flexíveis, pois os atacantes precisarão ajudar a defesa e vice-versa. Além disso a maioria das equipes ataca e defende com pelo menos três jogadores.
Organização Tática 2×2 no Futsal e Posicionamento
Veja abaixo a imagem que ilustra o posicionamento no 2×2 do Futsal.
Organização Tática 2×2 no Futsal e suas Vantagens
- Ótimo sistema para iniciantes
- Dá equilíbrio entre ataque e defesa.
- Garante que a defesa e o ataque tenham pelo menos um jogador em todos os momento do jogo.
Organização Tática 2×2 no Futsal e suas Desvantagens
- Restringe a movimentação dos jogadores
- Pode ser defensivamente fraco se os defensores se juntarem ao ataque e os atacantes não estiverem dispostos a cumprir funções defensivas
- Se a equipe é pouco treinada ou não se comunica bem em quadra pode haver confusão entre qual dos atacantes deve apoiar a defesa e entre qual defensor deve apoiar o ataque.
Organização Tática 2×2 no Futsal e sua Movimentação
Esse padrão de movimentação nós vamos chamar de padrão pela Ala, devido a movimentação dos jogadores, nesse tipo de rodízio que ocupam sempre uma mesma ala (lateral da quadra). Esse tipo de Rodízio é utilizando no Sistema Tático 2×2 do Futsal. No sistema 2×2, há dois jogadores posicionados na defesa (Ala e Fixo) e dois jogadores posicionados na quadra de ataque (Ala e Pivô) . Vejo o exemplo ilustrado abaixo:
- 1º movimentação: O Fixo recebe a bola, passa para o jogador posicionado na ala esquerda e se movimenta para o meio da quadra e para ala direita na quadra de ataque. Ao mesmo tempo o jogador que ocupava a ala direita no ataque, recua para ocupar a posição do Fixo na quadra de defesa.
- 2º movimentação: O Ala pela esquerda recebeu a bola, passa para o Ala pela direita e se movimenta para o meio da quadra e depois para a ala esquerda na quadra de ataque. Ao mesmo tempo o Pivô que estava posicionado na quadra de ataque, recua para ocupar ao posição do Ala esquerda na quadra de defesa.
- E assim o rodízio segue sempre no mesmo padrão ilustrado nas imagens acima.
ATENÇÃO! É sempre bom lembrar que o jogador que recebe a bola deve primeiro olhar a movimentação de seus companheiros. Caso um jogador da equipe apareça desmarcado em uma posição favorável para um jogada de ataque, uma tabela, uma assistência ou finalização ao gol, essa jogada terá prioridade em relação ao prosseguimento do rodízio. Veja um exemplo abaixo: