CONHEÇA AS REGRAS DO MMA
As Regras do MMA são muito importantes, pois mesmo sendo considerado por muitos um esporte de pancadaria e violência, o MMA, cada vez mais, tem mostrado profissionalismo e comprometimento em criar e gerenciar regras que beneficiam ambos os lados.
Como todo esporte de combate, principalmente os mais brutais, as regras ditam o que é preciso fazer para não acabar acontecendo algum “acidente” durante as lutas.
No Brasil, o MMA é conhecido também como luta de vale-tudo. Isso é proveniente lá dos anos 20 e 30, devido a família Gracie e seu desafio.
As regras do MMA valem para todos e devem ser cumpridas. Está à procura de algumas delas? Siga-me neste artigo, pois, eu vou te mostrar o que pode ou não durante as lutas.
Veja também – Curso de MMA com Camp Online
FALTAS GRAVES E PROIBIÇÕES NAS REGRAS DO MMA
Realmente não importa qual seja o esporte de luta, sempre existirão regras que deveriam, obviamente, serem seguidas mesmo que não estivessem sequer citadas em algum lugar.
Não é justo usar de golpes baixos para vencer uma luta. Mas, é necessário ter regras para evitar idiotices assim. Desde a criação das regras do MMA, o objetivo tem sido preservar ao máximo o lutador.
Não tem como preservá-lo totalmente, afinal, é uma luta. E nas lutas os dois lados saem machucados. Porém, com uma menor gravidade e menos danos sérios. Por isso, trago uma lista com as proibições e graves faltas presentes no livro de regras:
-
-É proibido atacar de qualquer forma um oponente caído;
-
-Atacar a garganta;
-
-Segurar na cerca do octógono;
-
-Atacar o oponente após o final do round;
-
-Deixar o protetor bucal cair intencionalmente;
-
-Simular lesões e faltas;
-
-Dar cabeçada;
-
-Golpes com os dedos no olho do adversário;
-
-Morder ou cuspir no oponente;
-
-Arremessar o oponente contra a lona agarrando-o pela cabeça ou pescoço;
-
-Golpear com o cotovelo sentido cima para baixo;
-
-Qualquer tipo de ataque à virilha;
-
-Linguagem de baixo calão.
Existem mais de uma centena de proibições, porém, não posso colocar todas aqui. Por tanto, vamos passar para as outras regras.
Veja também – O que é MMA: Significado e História
REGRAS DO MMA: EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS
Todos os lutadores precisam, obrigatoriamente, utilizar equipamento obrigatórios durante a luta para evitar alguns tipos de lesões. Ao todo, esses equipamentos obrigatórios somam, são eles o protetor bucal, o protetor genital e as luvas.
Os shorts devem ser os autorizados para MMA ou pela comissão da luta. Quanto ao uso de camisas, os homens estão proibidos e apenas as mulheres tem permissão para usar.
A luva deve seguir alguns parâmetros à risca e fornecida apenas pelo promotor do evento. Os juízes também precisam analisá-las para conferir o peso da luva, que deve ser entre 113 a 170 gramas.
Veja também – A História do MMA
Pode acontecer do protetor bucal cair durante a luta, nesses casos, o arbitro pede tempo para que o lutador recoloque o protetor.
Veja também – Como Funciona as Faixas do Jiu-jitsu
ROUNDS, AVALIAÇÃO E O RESULTADO FINAL NO MMA
Cada luta disputada do MMA é composta de 3 rounds de aproximadamente 5 minutos, mas, nos combates sancionados os rounds aumentam para 5 e o tempo de cada um continua o mesmo. Durante a luta, é dado 1 minuto para que o lutador possa descansar.
Aquele que vence o combate fatura 10 pontos, e seu oponente, o perdedor, apenas 9 pontos ou menos, dependendo dos juízes. Os juízes avaliaram cada golpes, agarramento controle de área e defesa. Levando em considerações as quedas e os contra-ataques, ou reversões.
O resultado final, segundo as regras do MMA, se dá por 5 formas:
-
-Finalização;
-
-Nocaute ou Knockout;
-
-Nocaute técnico;
-
-Decisão por scorecards;
-
-Desqualificação.
Veja também – Dicionário do MMA
VÍDEO: 5 REGRAS DO MMA
MAIS CONTEÚDOS SOBRE LUTAS
⇒ Como Funciona As Regras do Jiu-jitsu
CONCLUSÃO
As regras do MMA podem parecer poucas, mas, só essas já tornam o esporte mais profissional e seguro aos praticantes. Lembre-se, seguir as regras pode evitar sua eliminação no combate.
Muito bom o conteúdo!