Como acontece as Substituições no Futsal?
As substituição no Futsal são ilimitadas, poderão ser realizadas com a bola em jogo ou fora de jogo e feitas na zona de substituição de cada equipe.
Procedimento de Substituição no Futsal
As substituições no Futsal devem seguir os seguintes procedimentos:
- O jogador deverá sair da quadra de jogo pela zona de substituição de sua própria equipe, salvo nos casos excepcionais previstas na regra;
- O jogador substituto não poderá entrar na quadra de jogo enquanto o jogador substituído não abandonar a quadra de jogo;
- O jogador substituto entrará na quadra de jogo pela zona de substituição de sua própria equipe;
- Uma substituição completa-se quando um substituto entra na quadra de jogo pela zona de substituição de sua própria equipe, após entregar seu colete nas mãos do jogador substituído, exceto se este tiver que sair da quadra de jogo por outro local autorizado por um dos árbitros, devendo neste caso entregar o colete ao 3o árbitro/anotador ou a um membro da comissão técnica;
- O jogador substituído poderá voltar a participar da partida;
- Quando se prorroga uma partida para a execução de um tiro penal,um tiro do segundo ponto penal ou tiro livre direto sem barreira, não será permitido nenhuma substituição, exceto a do goleiro defensor.
- O jogador reserva deve primeiro entrar em quadra para depois cobrar um tiro lateral ou de canto.
- Nas substituições feitas nos intervalos de jogo, o jogador substituto também deve entrar pela zona de substituição e informar antes ao 3º árbitro/anotador.
- Não é permitido ao jogador reserva lançar, arremessar ou atirar o colete para o jogador substituído no momento da substituição. Caso isso aconteça ele será advertido com cartão amarelo e será dado tiro livre indireto para equipe adversária (observando a lei da vantagem).
- Durante o tempo técnico não é permitida nenhum substituição. Os jogadores devem retornar a quadra e, após isso, realizar a substituição.
- Jogadores reservas não podem ficar próximo a meta para repor a bola para o goleiro.
A Substituição do Goleiro de Futsal
Qualquer jogador reserva poderá substituir o goleiro, sem a necessidade de avisar os árbitros e sem que o jogo esteja paralisado.
Qualquer jogador de quadra poderá trocar de posição com o goleiro.
O jogador de quadra quando for trocar de posição com o goleiro deverá fazer no momento em que o jogo estiver paralisado e deverá avisar previamente os árbitros, devendo usar uma camisa com o mesmo número que foi relacionado e da mesma cor dos goleiros de sua equipe.
Quando o jogador entrar como goleiro linha de maneira irregular ou com a camisa diferente dos goleiros de sua equipe, deve ser retirado da quadra e penalizado fora da quadra de jogo.
Infrações e Sanções de Substituição no Futsal
Qualquer infração cometida no procedimento de substituição deve ser sancionados da seguinte forma:
- O árbitro paralisa o jogo (respeitando a lei de vantagem);
- A substituição feita de forma errada deve ser desfeita;
- O jogador que cometeu a infração é punido com cartão amarelo;
- Se uma equipe estiver atuando com apenas 3 jogadores e um um jogador sair de quadra intencionalmente para paralisar a partida e evitar um gol da equipe adversária, os árbitro devem deixar a jogada ser concluída e, após isso, advertir o jogador infrator com cartão amarelo por atitude antidesportiva.
Obs.: O jogo não pode continuar se uma equipe tiver menos de 3 jogadores em quadra.
Outros Procedimentos de Substituição no Futsal
- Um jogador de Futsal expulso antes do tiro de saída só pode ser substituído por um dos jogadores reservas relacionado.
- Um jogador reserva expulso antes do tiro de saída ou depois do começo da partida, não poderá ser substituído.
- Se um jogador que está sendo substituído cometer uma infração e for expulso, a sua equipe ficará com um jogador a menos.
- Se um jogador que está entrando em quadra em uma substituição cometer uma infração e for expulso, sua equipe permanecerá com o mesmo número de jogadores.
- Um jogador reserva pode substituir um jogador expulso após 2 minutos da expulsão.
- Um jogador reserva pode substituir um jogador expulso após sua equipe sofrer um gol se a equipe adversária estiver em superioridade numérica.
- Se um jogador cometer uma infração que gerará sua expulsão, mas os árbitros derem vantagem no lance e a equipe que levou vantagem fizer o gol, a equipe que teve o jogador expulso após a vantagem poderá substituir o jogador expulso imediatamente.
- Jogador que entrou em campo de forma irregular e, antes do árbitro paralisar o jogo, foi atingido de forma faltosa por um adversário. O adversário deve ser punido com cartão amarelo ou vermelho, advertir o jogador que entrou de forma irregular com cartão amarelo e marcar tiro livre indireto contra a equipe do jogador que entrou de forma irregular.
- Os técnicos ou treinadores, massagistas ou atendentes, médicos, fisioterapeutas, preparadores físicos e jogadores quando expulsos do jogo ou cumprindo qualquer tipo de suspensão, quando presentes nos locais dos jogos, deverão se posicionar, obrigatoriamente lado oposto do local onde se encontra o banco de reservas de sua equipe na quadra de jogo, não sendo permitido qualquer tipo de manifestação. Sendo inacessível para o público o lado oposto da quadra de jogo, deverão os mesmos se posicionar atrás da meta adversária ou, não sendo possível, poderão se posicionar no lado onde se encontra o banco de reservas da equipe adversária;
- Jogador reserva que invadir a quadra de jogo para evitar um gol deve ser expulso e sua equipe ficará com um jogador a menos. Se o gol for marcado, ele será válido;
- Um membro da comissão técnica que invadir a quadra de jogo para evitar um gol deve ser expulso. Se o gol for marcado, ele será válido;
- O jogador que estiver lesionado poderá deixar a quadra por qualquer lugar, desde que autorizado por um dos árbitros, mas o seu substituto deverá entrar pela zona de substituição;
- O jogador de Futsal lesionado deverá ser atendido, preferencialmente, fora da quadra de jogo, podendo retornar, sempre pela zona de substituição, assim que a bola entrar em jogo;
- Jogadores com ferimentos que esteja sangrando, não poderão permanecer na quadra de jogo. Devem obrigatoriamente deixar a quadra para serem medicados, podendo retornar após o atendimento e o estancamento do sangramento;
- O jogador que for atendido pelo seu departamento médico quando ocorrer uma lesão dentro da quadra de jogo, deverá obrigatoriamente deixar a quadra de jogo ou ser substituído imediatamente, podendo retornar assim que a bola entrar em jogo, exceto o goleiro que poderá continuar no jogo sem a obrigatoriedade de ser substituído.