Pular para o conteúdo

SUBSTITUIÇÃO no VOLEIBOL: Regras de Substituição no Vôlei

COMPARTILHE!

SUBSTITUIÇÕES NO VOLEIBOL: COMO FAZER?

Como ocorre a substituição no Voleibol? Conheça os detalhes de todas as regras relacionadas a substituições de jogadores no Voleibol.

O QUE É SUBSTITUIÇÃO NO VOLEIBOL?

A Substituição no Voleibol é o ato pelo qual um jogador entra no jogo para ocupar a posição de outro jogador que deve deixar a quadra neste momento.

ATENÇÃO! As informações desse artigo tratam das substituições normais, ou seja, as substituições que não envolvem o Líbero. Para saber sobre as substituições do Líbero leia: Regras para Líbero.

Quando a substituição ocorre devido à lesão de um jogador em jogo, esta poderá ser acompanhada do sinal manual oficial executado pelo técnico (ou pelo capitão em jogo).

QUANTAS SUBSTITUIÇÕES SÃO PERMITIDAS NO VOLEIBOL?

Um jogador da formação inicial pode deixar o jogo e retornar, mas somente uma vez no set e para sua posição original na formação.

  • Exemplo: O jogador João foi substituído pelo jogador José, o João poderá retornar ao jogo, mas somente no lugar do jogador José. Agora João não poderá mais ser substituído durante esse set.

Um jogador reserva pode entrar no jogo no lugar de um jogador da formação inicial, mas somente uma vez por set, e só pode ser substituído pelo mesmo jogador titular.

  • Exemplo: A jogadora Maria é reserva de sua equipe, durante o 1º set ela substituiu a jogadora Carla, agora Maria está jogando e só poderá ser substituída pela jogadora Carla. Agora a jogadora Maria não pode mais substituir ninguém durante esse set.

SUBSTITUIÇÃO EXCEPCIONAL VOLEIBOL

Um jogador (exceto o Líbero, o segundo líbero e o jogador regular envolvido em sua troca) que não pode continuar jogando, devido à lesão ou mal súbito, deve ser legalmente substituído. Caso não seja possível, a equipe tem direito a uma substituição EXCEPCIONAL.

Uma substituição excepcional no Voleibol significa que qualquer jogador que não está na quadra na hora da lesão, exceto o Líbero ou o jogador regular envolvido em sua troca, pode substituir o jogador lesionado no jogo. O jogador lesionado substituído não poderá a retornar à partida.

Uma substituição excepcional no Voleibol não pode ser contada, em nenhuma hipótese, como uma substituição regular. Entretanto, na súmula, deverá ser incluída no total de substituições do set e da partida.

SUBSTITUIÇÃO POR EXPULSÃO OU DESQUALIFICAÇÃO

Um jogador EXPULSO ou DESQUALIFICADO deve ser substituído através de uma substituição legal. Caso não seja possível, a equipe é declarada INCOMPLETA.

SUBSTITUIÇÃO ILEGAL NO VOLEIBOL

Uma substituição é ilegal no Voleibol quando excede as limitações estabelecidos na regra (exceto no caso de Substituição Excepcional), ou quando envolve um jogador não-registrado na súmula.

Caso uma equipe realize uma substituição ilegal e o jogo reinicie normalmente, equipe infratora é penalizada com um ponto e direito ao próximo saque para o adversário;

A substituição deve ser retificada;

Os pontos marcados pela equipe faltosa, contados a partir do momento em que se concretizou a infração, serão cancelados. Mantêm-se os pontos do adversário.

PROCEDIMENTO DE SUBSTITUIÇÃO NO VOLEIBOL

Substituição no Voleibol

  1. As substituições no Vôlei devem ocorrer dentro da zona de substituição.
  2. Uma substituição no Voleibol deve durar somente o tempo necessário para o registro na súmula e permitir a entrada e saída dos jogadores.
  3. Uma substituição é “solicitada” quando da entrada dos jogadores substitutos na zona de substituição, prontos para jogar, durante uma interrupção regulamentar. Não é necessário que o técnico faça o sinal manual oficial, exceto em caso de lesão ou antes do início de um set.
  4. Caso o jogador não esteja pronto, a substituição não será autorizada e a equipe será sancionada com um retardamento.
  5. A solicitação de substituição é reconhecida e anunciada pelo apontador ou 2o árbitro, respectivamente, pelo uso da campainha ou do apito. O 2o árbitro autoriza a substituição.
  6. Para as Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, plaquetas numeradas são usadas para facilitar as substituições. (Mesmo quando usados dispositivos eletrônicos).
  7. Se uma equipe pretende fazer mais de uma substituição ao mesmo tempo, todos os jogadores substitutos devem entrar na zona de substituição juntos para que sejam consideradas como requisitadas na mesma interrupção. Neste caso, as substituições deverão ser realizadas sucessivamente, um par de jogadores por vez. Caso uma delas seja ilegal, as que sejam legais são autorizadas normalmente e a ilegal será rejeitada, estando sujeita à sanção por retardamento.

Mais Conteúdos sobre Voleibol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *