Pular para o conteúdo

Tiro de 7 Metros no Handebol

Tiro de 7 metros no Handebol
COMPARTILHE!

Quando ocorre um Tiro de 7 metros no Handebol?

Entenda agora quando é marcado um Tiro de 7 metros no Handebol:

  1. Quando uma clara chance de marcar um gol for impedida de forma antirregulamentar, em qualquer lugar da quadra, por um jogador ou membro da equipe adversária;
  2. Quando houver um apito não justificado no momento de uma clara chance de gol;
  3. Quando uma clara chance de gol for impedida através da intervenção de uma pessoa não participante do jogo;
  4. O Tiro de 7 metros também se aplica nos casos de “força maior”, como uma repentina falha elétrica, que faça parar o jogo precisamente durante uma clara chance de gol.

Não será marcado um Tiro de 7 metros quando:

  1. um jogador atacante retém completo controle da bola e do corpo apesar de haver sofrido uma violação, não há razão para assinalar um tiro de 7 metros, mesmo se depois disso o jogador perder a oportunidade de utilizar a clara chance de gol.
  2. Se o jogador atacante converter um gol apesar da intervenção ilegal dos defensores, então não há, obviamente, razão para assinalar o tiro de 7 metros.

Onde é realizado o tiro de 7 metros?

Tiro de 7 metros no Handbol: quando é marcado, onde é realizado e como é cobrado.

O Tiro de 7 metros é realizado atrás da linha de 7 metros da quadra de Handebol.

Substituição e Tiro de 7 metros

Tanto o Goleiro quando o cobrado do Tiro de 7 metros no Handebol podem ser substituídos antes da execução do tiro, desde que o jogador cobrador não esteja pronto para a cobrança.

Como é cobrado o tiro de 7 metros?

  • O tiro de 7 metros deve ser cobrado como um arremesso ao gol, dentro dos três segundos após o apito do árbitro;
  • O jogador que está cobrando o tiro de 7 metros deve posicionar-se atrás da linha de 7 metros, até um metro de distância. Depois do apito do árbitro, o cobrador não deve tocar nem cruzar a linha de 7 metros antes que a bola tenha saído de sua mão;
  • Após a cobrança do tiro de 7 metros, a bola não deve ser tocada novamente pelo jogador que fez a cobrança ou por um de seus companheiros, até que ela tenha sido tocada por um adversário ou na baliza.
  • Os companheiros do cobrador do tiro de 7 metros devem posicionar-se fora da linha de tiro livre (linha tracejada) e permanecer nesta posição até que a bola tenha saído de sua mão. Se descumprirem essa regra será marcado um tiro livre para equipe adversária.
  • Os jogadores da equipe adversária devem permanecer fora da linha de tiro livre e, pelo menos, a 3 metros de distância da linha de 7 metros, até que a bola tenha saído da mão do cobrador.
  • Se a equipe adversária descumprir o limite de distância, o tiro de 7 metros será cobrado novamente (caso não tenha sido convertido).
  • Se o goleiro cruzar a linha de limitação, ou seja, a linha de 4 metros, antes que a bola tenha saído da mão do cobrador, o tiro de 7 metros deverá ser repetido nos casos em que o gol não tenha sido marcado.
  • Não será mais permitido trocar goleiros uma vez que o executante estiver pronto para executar o tiro de 7 metros, parado na posição correta e com a bola na mão.
  • Qualquer tentativa de efetuar uma substituição nesta situação deverá ser penalizada como conduta antidesportiva.

MAIS SOBRE HANDEBOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *