SAIBA TUDO SOBRE CAPOEIRA
Nesse artigo vamos explicar para você tudo sobre Capoeira, o que é Capoeira, o significado da palavra Capoeira, a origem da Capoeira, os principais estilos de Capoeira, os principais Golpes de Capoeira e as principais Regras da Capoeira.
VOCÊ O QUE É CAPOEIRA?
A Capoeira por origem seria então uma forma de combinar as já tradicionais danças africanas com um novo aspecto marcial, uma luta com técnicas de ataque e defesa que mistura música, dança e golpes.
VOCÊ SABE O SIGNIFICADO DO NOME “CAPOEIRA”?
Mais tarde o nome “capoeira” viria a ser adotado graças ao costume dos escravos foragidos e quilombolas de atacarem seus opressores em regiões de mata rasteira ou de recente queimadas. Tais áreas eram então chamadas de “capoeira” e por isso esses negros eram chamados de “os Capoeiras” fazendo com que o nome ganhasse um significado maior e mais forte.
A ORIGEM DA CAPOEIRA
Atualmente é difícil apontar uma origem oficial para a capoeira, o motivo nesta dificuldade vem de 1890 quando por ordem do então ministro da fazenda, Rui Barbosa, todos os documentos referentes a escravidão no Brasil foram, criminosamente, incinerados.
COMO FOI O SURGIMENTO DA CAPOEIRA
O surgimento da Capoeira está diretamente ligado aos desdobramentos da escravidão dos negros no Brasil, porém, a falta de documentação sobre esse período e a pouca pesquisa científica sobre os assunto nos leva apenas a inferir sobre uma série de correntes de possibilidades para os acontecimentos que levaram ao surgimento e popularização da capoeira.
A MISTURA FORMOU A CAPOEIRA
O fato é que a Capoeira surgiu através da mistura de diversas lutas, danças, rituais e instrumentos musicais vindos de várias partes da África. Mistura essa realizada em solo brasileiro, durante o regime de escravidão e usado pelos negros lutar compra opressão e seus opressores.
ONDE FOI O SURGIMENTO DA CAPOEIRA
Entre as mais aceitas correntes de pensamento podemos destacar a de que a capoeira surgiu inicialmente no Brasil, pois estudiosos apontam para o fato de que não existem evidências da existência da capoeira na áfrica e nem em outros países para onde negros foram levados.
Os estados brasileiros onde há muitos relatos sobre a Capoeira são a Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro.
OS ESTILOS DE CAPOEIRA
Dois estilos ficaram muito evidentes em sua forma de jogo e em suas filosofias e vantagens de atuação. A Bahia onde a tradição da capoeira sempre teve raízes fortes, foi o berço para essa diferenciação.
ESTILO CAPOEIRA REGIONAL
A capoeira mais solta, jogada de maneira mais desprendida e com golpes altos, cadenciados por batidas mais enérgicas e um compasso mais acelerado do ponto de vista musical. Foi fomentada, ensinada e difundida por muitos mestres, mas um dos mais famosos sem dúvidas foi o mestre Bimba.
ESTILO CAPOEIRA ANGOLA
Já a capoeira mais lenta com golpes introspectivos fechada e baseada em posições de defesa, contra ataque cadenciado por ritmo calculado e lento ficou conhecida como Angola, sendo esta divulgada e ensinada com ênfase pelo saudoso mestre Pastinha.
OS GOLPES DE CAPOEIRA
A BENÇÃO
A benção é um dos golpes de capoeira mais conhecidos e utilizados nas rodas e nas lutas dos capoeiristas pelo mundo, isso se deve a sua facilidade de execução e, claro, pelo potencial de trauma e derrubada que esse chute frontal tem.
-
A perna de trás é lançada para frente com uma flexão de joelhos até que a planta do pé atinja o adversário.
A PONTEIRA
Falando em golpes de capoeira, após falar da “benção”, não podemos deixar de citar uma variação da mesma, a chamada ponteira. A ponteira também é muito fácil de se ensinar e aplicar, porém, ela requer determinada elasticidade por parte do capoeirista.
-
A perna de trás, na base da ginga, é projetada à frente, de maneira reta, e a perna ao ser projetada à frente, faz com que a ponta dos dedos atinjam o adversário.
O MARTELO
Ainda sobre os golpes de capoeira, que podem ser usados tanto na ginga, quanto fora dela, temos o martelo, um dos golpes mais fáceis de aprender, porém, mais capazes de nocautear o adversário.
Dependendo da amplitude e elasticidade do capoeirista, este golpe pode ser usado para atingir pernas, tronco e/ou cabeça.
-
Perna de trás é projetada à frente enquanto a perna da frente, que serve de base, rotaciona o pé em 90 graus, fazendo o corpo ficar de lado durante a execução, a parte superior dos metatarsos atingem o adversário e voltam para a posição inicial.
A MEIA-LUA DE FRENTE
A meia-lua de frente é um dos golpes da capoeira de nível intermediário, sua execução e aplicabilidade de jogo requer do lutador muita astúcia e destreza, digo isso porque dificilmente um capoeirista conseguirá acertar ou nocautear alguém com uma meia-lua de frente.
Ela serve mais para abrir certa distância do adversário, ou fazer com que ele fique em uma posição mais propícia para que se utilize outro golpe.
-
Mantenha as duas pernas lado a lado, com abertura, uma das pernas é elevada ao ar, correndo um ângulo X em um semicírculo no ar.
A ARMADA
A armada, sem dúvidas, é um dos golpes da capoeira, mais conhecidos e vistos no mundo todo, a sua execução simultânea, entre dois capoeiristas, traz ao jogo uma elasticidade bonita.
O que pouca gente sabe é que toda essa beleza esconde um perigo forte, já vi muita gente ser nocauteada com armada porque não se cuidou, ou porque estava desatento ao jogo.
-
O corpo executa um giro de 360 graus, enquanto a perna de trás é elevada, fazendo um giro no ar com o lado de fora do pé e o calcanhar sendo lançado à altura do rosto do adversário.
O RABO DE ARRAIA
O rabo de arraia é um dos golpes mais tradicionais e requer certa experiência e treino por parte do capoeirista que o executar.
Seja na roda ou em uma situação atípica em que tenha que se defender, o rabo de arraia é um dos mais fortes golpes da capoeira e, se bem aplicado, leva qualquer um ao chão.
-
O corpo gira 360 graus e a perna é elevada a altura do rosto do adversário, assim como na armada, a diferença é que, durante a execução, as mãos são apoiadas no chão.
PRINCIPAIS REGRAS DA CAPOEIRA
Como alguns de nós sabemos a capoeira é formada por diversos elementos, dentre os principais pode-se mencionar a música do berimbau(claro que podemos ter outros instrumentos como forma de acompanhamento), ginga, roda e os diversos movimentos corporais executados pelos seus integrantes.
OS SEUS INTEGRANTES
Uma das principais tendências na capoeira é que os capoeiristas se revezem durante o jogo, ou seja, todo integrante que está inserido na roda tem que cantar, tocar ou jogar. Portanto a Capoeira também é integração e inclusão.
JOGAR OU LUTAR CAPOEIRA?
Se você frequenta uma roda de capoeira já deve ter percebido que os participantes sempre que se referem á arte marcial como sendo um jogo e não uma luta.
Deste modo, o jogo ocorre sempre no interior de um círculo que por vezes mede 2,5 metros de raio, sendo denominado como “Roda de Capoeira”.
ALGUMAS REGRAS DA CAPOEIRA
- Respeitar o mestre acima de tudo e guardar sua disciplina durante os treinos;
- Sempre manter a vigilância de forma permanente em todo o ambiente;
- Jamais perca de vista os movimentos do seu parceiro;
- Mantenha sempre a calma durante toda e qualquer situação;
- Zelar pela segurança de todos os companheiros de treino;
- Jamais utilizar os conhecimentos que foram adquiridos na roda em brincadeiras ou possíveis agressões na rua;
- Sempre obedecer ao comando do berimbau durante a prática capoeirista;
- Praticar todos os dias os movimentos que já foram apreendidos ao longo dos treinos;
- Não se afastar ou virar de costas para o seu parceiro.
MAIS SOBRE CAPOEIRA
Espero que tenham gostado do conteúdo e aproveite para ver esse e muito mais sobre Capoeira acessando os conteúdos recomendados abaixo:
- Tipos de Capoeira
- Os Golpes da Capoeira
- A Capoeira Regional
- As Regras da Capoeira
- A História da Capoeira
- A Capoeira de Angola
AULA PRÁTICA SOBRE CAPOEIRA
Assista abaixo uma aula prática de Capoeira para iniciantes.